Informação é o melhor caminho para evitar acidentes automobilísticos. Sabemos que dirigir sob o efeito de bebida alcoólica e drogas é muito perigoso, mas dirigir com baixos níveis de glicose no sangue, conhecido como hipoglicemia, também é muito perigoso e este é um tema pouco discutido, mas que pode representar um perigo para o portador de diabetes. Para entender melhor o que é hipoglicemia, sinais, sintomas e tratamento, CLIQUE AQUI.
As crises de hipoglicemia podem causar tonturas, tremores ou desorientação. Felizmente, há maneiras de administrar o diabetes para que você possa desfrutar da liberdade de poder ir dirigindo onde quiser . Todo diabético que faz uso de insulina, deverá ter no carro carboidratos de rápida absorção, como por exemplo: sachês de açúcar, como aqueles de restaurante. #FicaDica
Alguns medicamentos usados para controlar os níveis de glicose no sangue, de quem tem diabetes, podem provocar hipoglicemia. Tais como:
- Insulinas;
- Glimepirida;
- Gibenclamida;
- Glicazida.
Para entender como os medicamentos orais para tratamento do diabetes tipo 2 podem provocar hipoglicemia, CLIQUE AQUI.
Dicas para evitar as crises de hipoglicemia enquanto dirige
Evite a hipoglicemia: monitore as taxas de açúcar no sangue por meio da dosagem de glicemia capilar e se informe sobre hábitos que podem ajudar a reduzir o problema, como por exemplo:
- Nunca faça atividade física sem se alimentar;
- Ao usar insulina antes do exercício, evite aplicar o medicamento no grupo muscular a ser exercitado;
- Não aumente a quantidade de exercícios sem orientação correta, ou sem ajuste correspondente na alimentação ou na dose do medicamento;
- Se for dirigir por um tempo prolongado, pare algumas vezes para testar sua glicose no sangue;
- Se você tiver uma crise enquanto dirige, faça os ajustes necessários e aguarde cerca de 45 minutos, para estabilizar os níveis, antes de voltar a conduzir;
- Tenha pastilhas ou sachês de glicose ou açúcar, sempre à mão;
- Não pule refeições e nem coma menos do que o necessário;
- Utilize o medicamento na dose adequada (exagerar na dose não melhorará o controle);
- Evite a ingestão de álcool.
Acidentes de trânsito relacionados a uso de medicamentos
No início deste ano, tivemos 2 acidentes com vítimas fatais no mesmo dia, sendo um na cidade do Rio de Janeiro e outro em Brasília. Ambos estavam relacionados com a necessidade de medicação de uso contínuo. Devemos ficar atentos, mesmo se não temos diabetes, mas fazemos uso de medicação e vamos dirigir. Um simples antigripal pode diminuir os seus níveis de consciência fazendo acontecer um acidente.
No vídeo abaixo, você pode assistir a entrevista que dei para o jornalista Eduardo Barão da BandNews TV, onde falei sobre o uso de medicamentos e direção.
Dica Extra
Uma alimentação balanceada durante todo ano garante equilíbrio e saúde. A falta de informação sobre a alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas, especialmente quem tem diabetes.
A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.
Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.