Alimentação Inadequada Pode Levar ao Desenvolvimento de Diabetes Tipo 2 em Crianças
A Diabetes Mellitus é uma doença autoimune caracterizada por uma alteração na produção do hormônio insulina pelo pâncreas ou uma resistência à ação da insulina pelo organismo. Os tipos mais comuns são o Tipo 1 e o Tipo 2. Em crianças, o Tipo 1 é o mais comum, podendo surgir quando bebê ou até os 30 anos de idade.
Até o momento, o Diabetes tipo 2 é hereditária e acometia, principalmente, os adultos e idosos, mas a associação de maus hábitos alimentares, como o excessivo de gorduras e carboidratos refinados, associados ao sedentarismo infantil devido aumento da tecnologia, as crianças também tem desenvolvido o tipo 2 da doença.
Entre os 5 e 7 anos, durante o período de puberdade a atenção deve ser redobrada, pois nesta época da vida a produção de insulina é baixa e a taxa de glicose fica mais difícil de controlar. Nesse período os cuidados devem ser redobrados, pois é cada vez mais cedo o diagnóstico de Diabetes tipo 2 em crianças.
A Diabetes é um assunto muito sério e no caso de crianças a preocupação deve ser ainda maior. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam as crianças também podem ter predisposição ao diabetes e fatores de risco desfavoráveis à saúde.
Nesta faixa etária, todo cuidado é pouco, e o principal agravante é o consumo de doces, frituras e gorduras, as conhecidas “Junk Foods”. Com a predisposição presente e o consumo excessivo de carboidratos pode se levar ao surgimento doença, onde o pâncreas produz pouca insulina fazendo com que o açúcar fique acumulado no sangue.
Portanto, alguns cuidados são importantes para evitar o aparecimento da doença, como: alimentação saudável, atividades físicas, acompanhamento médico.
Então se deve manter uma alimentação saudável para evitar a obesidade infantil. Outra idéia boa para ser aderida pelos pais é levar as crianças para brincarem e praticarem esportes e assim, evitar que fiquem sedentários.