7 DICAS PARA FOLIÕES COM DIABETES CAIR NA FOLIA E SEM SURPRESAS
Neste momento, milhões de brasileiros já se preparam para o Carnaval… Para uns, o merecido descanso, para outros, festas, descontração e alegria.
Para que os foliões, portadores de Diabetes, aproveitem ao máximo cada momento de festa e alegria, do Carnaval de 2013, serão dadas dicas importantes para que os mesmos não percam o controle glicêmico e, muito menos, coloque em risco sua saúde.
Até o momento, o Brasil possui 5,2% de sua população com o diagnóstico de Diabetes Mellitus, algo que corresponde em torno de 6,4 milhões de portadores, sendo que aproximadamente 10 a 12% da população de 30 a 69 anos de idade é portadora de diabetes.
No passado, foi demonstrado que no nosso país, cerca de 50% das pessoas com Diabetes desconheciam o seu diagnóstico. Mas, atualmente, já se observa que esse número sofreu grandes mudanças e como essa mudança também reflete na postura do paciente perante seu tratamento. É imprescindível que o diabético se eduque em relação à sua doença.
A Educação Multiprofissional voltada a Diabetes é o primeiro passo para se entender de que forma cada atitude poderá impactar no seu controle glicêmico: Uso correto ou incorreto da insulina, ocorrências de hipoglicemia, adequação nutricional, aplicação ou não do método de contagem de carboidrato.
Qual postura e tratamento deverão ser seguidos quando se enfatiza que é tempo de Carnaval?
Época do ano onde o consumo de bebidas alcoólicas é alto, sendo maior que as demais festas do ano, e as atividades como dançar e pular são frequentes, os cuidados devem ser redobrados.
Portanto, para poder curtir o carnaval sem comprometer seu estado de saúde e o controle glicêmico, o folião com Diabetes deve seguir os seguintes cuidados:
7 DICAS PARA FOLIÕES COM DIABETES CAIR NA FOLIA E SEM SURPRESAS
1- Lembre-se que a Diabetes não tira Férias… Ela precisa de todos os cuidados fundamentais, assim como é feito em os demais dias do ano. Esteja certo que o controle de sua glicose está bom nem que qualquer outra condição de sua saúde possa comprometer o seu bem estar;
2- Verifique se seus medicamentos estão na quantidade necessária para o período de carnaval especialmente se você irá viajar para qualquer local;
3- Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, principalmente em jejum. Deve-se ingerir algum tipo de carboidrato, visto que este alimento ajudará a evitar as possíveis hipoglicemias associadas ao consumo do álcool.
4- Em caso de sintomas de hipoglicemia: suor frio, taquicardia, tremores, irritabilidade, mudança de comportamento, tonturas, dentre outros, deve parar imediatamente de pular e dançar, fazer a ponta de dedo, confirmada a hipoglicemia, deve-se comer um carboidrato de rápida absorção e 15 minutos após a ingestão reavaliar-se a glicemia para voltar à folia com segurança;
Dicas de Correção: ½ lata de refrigerante Comum, três sachês pequenos de mel ou três balas de goma, 1 sachê de 15g de glicose são suficientes para a resolução de uma hipoglicemia.
5- Lembre-se de se alimentar e tomar ou aplicar sua medicação nos horários habituais e se isso não for possível tenha sempre disponível um lanche que lhe permita aguardar a próxima refeição. Não saia da rotina e não omita refeições: É importante comer de 3 em 3 horas, principalmente se você usar insulina;
6- Tenha sempre em mãos o seu cartão de identificação de portador de Diabetes, com um telefone para contato. Isto ajuda, caso seja necessário, atendimento de emergência e o folião tenha que ir ao pronto-socorro para a administração de glicose, entre outros medicamentos.
7- Use um calçado adequado e não ande descalço. Lembre-se da importância do cuidado com os pés pelas pessoas com Diabetes! Fique atento a bolhas, calos e machucados, se necessário, ao retornar para casa, consulte uma podóloga;
Muuuuito bom Camila, vou compartilhar!!!