Hoje, dia 16/10/12, Dia Nacional da Alimentação, destacamos a importância de uma alimentação balanceada e sua influência na de qualidade de vida e no estado de saúde do indivíduo.
Os principais erros alimentares que estão relacionados com o desequilíbrio no consumo de alguns grupos de alimentos e, ainda, hábitos diários desajustados a um estilo de vida saudável.
1- Monotonia Alimentar
Uma alimentação monótona pode dar origem a uma ingestão deficiente ou inadequada de certos nutrientes essenciais, principalmente de vitaminas, fibras e minerais.
Monotonia é a falta de variação, de opções e mudanças. Portanto, para não cair em rotina com a alimentação deve-se variar ao máximo. Sempre que possível variem as cores do prato, evitem as repetições de alimentos, mude, experimente novos sabores, novas texturas e novas preparações.
Ter hábitos alimentares saudáveis não significa fazer uma alimentação restritiva ou monótona. Muito pelo contrário, um dos pilares fundamentais para uma alimentação saudável é a variedade. Quanto mais variada for a escolha dos alimentos, melhor!
Um ótimo guia para essas mudanças é a Roda de Alimentos, uma representação gráfica criada em Portugal no âmbito da Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”, que ajuda a escolher e combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária.
2- Consumo Calórico Maior que o Gasto Energético
Quer dizer que o consumo alimentar resultou em um número maior de calorias que o gasto energético, ou seja, comemos mais e gastamos menos.
Atualmente, o trabalho é cada vez mais sedentário e o tempo para praticar exercícios é cada vez mais escasso, assim o gasto calórico é cada vez menor. Além da falta de exercício físico, há o aumento da ingestão de calorias e o incremento de alimentos processados e industrializados na dieta, sendo estes ricos em açúcar, sal e/ou gorduras.
A consequência entre o aumento calórico e o sedentarismo, promove a obesidade e doenças associadas à mesma, tais como: Hipertensão, Diabetes e Dislipidemias.
O resultado dessas mudanças de comportamento e alimentação não é nada benéfico à saúde humana, já que é comprovado que uma alimentação saudável e a prática de atividade física são pilares para uma vida saudável.
3- Falta do Café da Manhã e Longos Intervalos entre Refeições
O Café da manhã é a principal refeição do dia. Nesta refeição, também chamada de Desjejum, Devemos consumir alimentos compostos de leite e seus derivados (queijo e iogurte), fontes de carboidratos, de preferência, integrais (cereais, pães, biscoitos salgados) e uma porção de frutas.
No caso de pular o Café da Manhã e fazer longos intervalos entre as refeições pode acabar em consequências graves, como alterações metabólicas que favorecem o acúmulo, diminuição do rendimento físico e intelectual, problemas digestivos como o casa das úlceras e gastrites.
O ideal é realizar, no mínimo, 6 refeições por dia: Café da Manhã, Colação, Almoço, Lanche, Jantar e Ceia, com intervalos de 3 horas em casa refeição.
4- Excesso no Consumo de Gorduras
Atenção com o consumo de Gorduras saturadas, trans e animal, dando preferência as gorduras poli-insaturadas e óleos vegetais, como os de canola, milho, soja e o Azeite de Oliva Extra Virgem.
A alimentação proveniente de alimentos processados e industrializados, as refeições Fast-Food e Junk Foods são ricas em gorduras, principalmente gorduras saturadas, que aumentam o colesterol e são os principais causadores de problemas cardiovasculares.
A gordura é o principal causador da obesidade, dislipidemias, hipertensão arterial e ainda pode estar relacionado com determinados tipos de câncer.
5- Excesso de Açúcar na Alimentação
Conhecido como alimento vazio, o açúcar não fornece nenhum nutriente ao organismo, apenas fornece calorias vazias e ajuda a desequilibrar a alimentação.
O consumo excessivo de do açúcar está diretamente relacionado com a obesidade e a diabetes, além de ser o principal causador de cáries dentárias.
6- Exagero de Sal
Em populações que consomem muito sal, os índices de hipertensão são mais altos à medida que as pessoas envelhecem. O excesso deste mineral pode causar hipertensão arterial, cálculo renal e aumenta o risco de doenças cérebro vasculares.
A recomendação é que adultos ingiram de 4 a 6 gramas de sal por dia.
7- Baixo Consumo de Fibras Alimentares
Resumem-se no consumo inadequado de cereais integrais, leguminosas, frutas e vegetais. Com tudo, baixo consumo de fibras, minerais e vitaminas.
O consumo adequado das fibras alimentares resulta no bom funcionamento do trato gastrointestinal, principalmente na constipação intestinal, além de auxiliar no controle dos níveis sérico de colesterol e glicose.
A baixa ingestão de frutas e verduras, não só compromete na quantidade de fibras da dieta, mas também na ingestão de vitaminas e minerais.
A recomendação do consumo diário de fibras é de 20 a 30 gramas.
Estes alimentos estimulam o crescimento, o normal funcionamento dos órgãos e tecidos e previnem diversas doenças, nomeadamente doenças do coração, doenças do aparelho digestivo, doenças metabólicas e alguns tipos de câncer.
Bom dia… o que substitue o leite ,pois nao tomo leite….e pouco os derivados…grata.
Gostaria de comprar comida congeladapara diabéticos, pois moro sózinha. obrigada
Eu gostaria de comprar comida congelada / diabetico .onde posso encontrar,p/ comprar
que não seja muito cara. kkkkkkkk
Acabei de conhecer o site. Parabens.
Como vivo sozinho e nao sei cosinhar, pergunto se ha algum lugar com comida congelada especial para diabetico obeso (risos)? Preciso me alimentar melhor, com uma dieta especial para perda de peso e diminuicao do diabetes.
Agradeco a ajuda e orientacao.
abracos,
rubens cury gossn