Arpargos
Uma fonte de vitamina A, B, C, cálcio e ferro, os aspargos também fornecem uma grande quantidade de fibras. Depois do suco de laranja, ele é tido como a melhor fonte de ácido fólico, conhecido por diminuir os riscos de doenças do coração, câncer de cólon, doenças do fígado e da espinha. Os aspargos também são ricos em sais minerais, potássio e muitos micronutrientes. São também baixos em calorias, sem gorduras e colesterol.
Como Funciona?
O consumo regular de Aspargos consegue manter os níveis de açúcar sanguíneo sob controle e, ainda, estimula a produção de insulina.
Diabetes x Aspargos
Em pesquisa realizada no Paquistão, na Universidade de Karachi, revelou que o alimento pode ser fundamental na prevenção e/ou controle de diversos problemas de saúde, principalmente na Diabetes Mellitus. As informações são do jornal inglês Daily Mail.
Os dados do estudo foram obtidos a partir testes feitos em ratos. Os ratos receberam doses de extrato de aspargo e o outro grupo foi tratado com remédio de combate à diabetes.
Os exames duraram um total de 28 dias: Os primeiros dias já demonstraram queda significante nos níveis de açúcar no sangue. Em pequenas doses, ajudou a controlar o índice glicêmico nas vias.
Os ratos que receberam altas doses do extrato demonstraram queda significante nos níveis de açúcar no sangue e ainda aumento da produção de insulina pelo pâncreas. Em pequenas doses, o alimento apenas ajudou a controlar o índice de açúcar no sangue.
Esta pesquisa confirma outro estudo que, em 2006, apontava que o consumo de aspargo ajuda o corpo a processar o açúcar.
“A alimentação aparece como fator fundamental na prevenção ou controle de diversos problemas de saúde.”