A Contagem de Carboidratos é uma das estratégias nutricionais de possível aplicação na Diabetes Mellitus. Essa terapia pode ser definida da seguinte maneira: contabilizamos as gramas de carboidratos consumidas em cada refeição, proporcionando maior flexibilidade no plano alimentar do paciente, bem como uma maior estabilidade em sua glicose.
A verdade é: Por que contar carboidrato? O carboidrato é o principal nutriente quando falamos de glicose, é ele que eleva os níveis de glicose sanguínea. 100% do carboidrato ingerido é convertido em glicose, num tempo de 15 minutos a 2 horas. A ideia é que sendo colocado em foco, poderá auxiliar o controle glicêmico, dando bons resultados. Nessa etapa, fornecer, ao paciente, dados como este poderá motivar o mesmo a realizar certas mudanças. É sempre importante motivar o paciente, assim sua adesão será mais fácil ao tratamento.
A Terapia de Contagem de Carboidrato possui objetivos específicos no tratamento da Diabetes. Os objetivos da contagem são os mesmos para pacientes do tipo 1 ou 2, ou seja, Atingir o controle metabólico, não apenas glicêmico, mas de maneira em geral; Proporcionar uma alimentação saudável, contento todos os nutrientes essências, como: carboidratos, proteínas e gorduras, além de fibras, vitaminas e minerais; Possibilitar ao paciente um plano alimentar individualizado, balanceado e flexível; Favorecer o crescimento e desenvolvimento, quando necessário; Favorecer a manutenção do peso saudável, avaliando a necessidade de ganho ou perda do mesmo; Evitar futuras complicações agudas ou crônicas; Favorecer o estado de saúde e a qualidade de vida.
Existem pré-requisitos básicos para a iniciação da contagem de carboidratos, e são eles: Motivação por parte do paciente e do profissional de Nutrição; Disciplina para seguir orientações e anotar informações; Paciência como o processo de adaptação; saber ler, escrever e ter noção de medidas caseiras; Realizar a monitorização domiciliar.
A Contagem de carboidratos é uma excelente técnica de terapia nutricional, mas não é a única e nem todos se adaptam, infelizmente. A mágica dos profissionais seria descobrir qual a melhor abordagem para cada um de seus pacientes, aumentando assim a adesão ao tratamento. Neste caso, a contagem de carboidratos é mais uma opção de tratamento, que diria ter uma flexibilidade maior. Mas a liberdade nutricional vem para cada paciente de uma terapia diferente onde ele se sente mais confortável.
Fique tranquilo, falaremos mais sobre o método de contagem de carboidrato!