Cientistas concluíram que suplementos de magnésio melhoram a sensibilidade das células à insulina, melhorando o controle glicêmico dos diabéticos e, principalmente, reduzindo significativamente o risco de outros desenvolverem a diabetes do tipo 2.
Publicado na “Revista Diabetes, Obesidade e Metabolismo”, o seguinte estudo científico envolveu o total de 52 homens e mulheres, com sobrepeso e resistentes à insulina, mas sem o diagnóstico de Diabetes Mellitus. Durante 6 meses, os mesmos receberam, diariamente, a suplementação de 345 mg de magnésio.
Após o término do estudo, verificou-se que as pessoas que superalimentaram o magnésio tiveram suas glicemias (nível de açúcar no sangue) equilibradas e, também, uma maior sensibilidade celular à insulina, assim como, uma melhora da pressão arterial.
Ao final do estudo, os cientistas concluíram que: cada 100 mg de magnésio reduz em até 15% a probabilidade de uma pessoa contrair diabetes do tipo 2.
Vale ressaltar que, atualmente, a diabetes afeta cerca de 8% da população dos Estados Unidos, ou seja, são 24 milhões de americanos com diabetes. E, no Brasil, esse número chega a 12 milhões de brasileiros, são mais de 5% da população com a doença e, esse número não para de crescer…
Fonte Alimentar de Magnésio
Encontramos boas quantidades deste mineral nos seguintes alimentos:
– Sementes de abóbora, girassol e de sésamo;
– Hortaliças: espinafre, acelga, couve, aipo, beterraba;
–Leguminosas: soja, feijão (principalmente preto e o branco) e grão de bico;
–Frutas: figos, maçãs, pêssegos;
–No arroz integral;
–Oleaginosas: amêndoas, castanha do pará;