Manter uma alimentação saudável não é tarefa fácil, principalmente nos momentos em que estamos fora de casa. Pela praticidade acabamos por escolher alimentos calóricos e pouco saudáveis quanto estamos no trabalho, na escola ou faculdade. Mas todo esforço vale a pena, por isso é importante que você escolha de maneira correta seus alimentos independente do local onde você está.
Quer algumas dicas? A a nutricionista Dehbora Masquio preparou algumas dicas de como montar equipar sua bolsa durante os dias da semana com alimentos saudáveis.
Alimentos hipercalóricos, ricos em açúcares e gorduras são abundantemente ofertados nos estabelecimentos comerciais, entretanto, se você quer manter uma alimentação adequada, atentem-se a alguns alimentos que podem ser levados na bolsa ou podem ser comprados até mesmo na rua.
As frutas são excelentes opções, uma vez que são alimentos ricos em vitaminas e minerais, e geralmente não são hipercalóricos. Prefira levar na bolsa aquelas frutas mais difíceis de estragarem, como por exemplo, maçã, ameixa, uva, kiwi, manga, pêssego, nectarina, mexerica e laranja, já que as frutas que escurecem facilmente apresentam um aspecto físico característico que desestimula, muitas vezes, o seu consumo, e isso não é o intuito, certo?
Se o local que você for possuir um refrigerador, como no ambiente de trabalho, também são ótimas opções iogurtes, leite fermentado, lanches naturais, e outras frutas como banana, melancia e melão já porcionados.
Atualmente, também, existem alguns produtos industrializados que são boas opções, fáceis de serem carregados na bolsa e que não são tão calóricos, como barras de cereal, barras de gergelim, biscoito tipo cream cracker, bolacha de água ou tipo maisena, e torradas.
O segredo de uma alimentação equilibrada é ter variedade e cuidado com as quantidades. Procure variar os alimentos a cada dia, e realizar uma alimentação colorida. É importante que se procure um nutricionista para se planejar uma dieta de acordo com suas necessidades nutricionais e estilo de vida, bem como que melhor se adeque às suas preferências alimentares.
Dica da Nutricionista Deborah Masquio