A semente de Chia, denominada Salvia hispânica, é um alimento originário do México e da Colômbia, muito consumida por civilizações antigas. Estudos comprovam que este grão tem grandes benefícios para o organismo, devido a grande concentração de nutrientes e seu alto valor nutricional.
Entre seus componentes estão presentes: proteínas de alto valor biológico, fibras, minerais, como cálcio, magnésio e potássio e os ácidos graxos essenciais Ômega 3 e 6. Vale ressaltar que a quantidade de Ômega 3 na chia e mais elevado que na linhaça.
Muito nutritiva, a chia possui vitaminas do complexo B, zinco e cobre. A semente ainda é rica em antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e inibe ação de doenças.
A associação do cálcio com o magnésio na semente de chia favorece muito a saúde óssea, contudo conseguimos prevenir, principalmente a osteoporose.
A Chia é o grão mais rico em proteína, representando 20 % da composição. Esse alimento possui uma grande quantidade de fibras, cerca de mais de 40 % da composição, sendo que, em média, 35 % são de fibras insolúveis, aquelas que auxiliam no funcionamento do intestino, aumentam o bolo fecal, aliviam a prisão de ventre, aumenta a imunidade e favorece a flora bacteriana, além de auxiliar na redução da absorção de glicose, favorecendoo controle glicêmico e a perda de peso.
A chia também possui fibras solúveis, aquelas que entram em contato com o líquido do estômago e do intestino e formam um tipo uma massa gelatinosa que retarda o esvaziamento gástrico, aumentando o tempo de saciedade, favorecendo também a perda de peso.
O consumo da chia traz muitos outros benefícios à saúde: Reduz os níveis de triglicérides, auxilia na perda de peso, ação anti-inflamatória, desintoxicante, redução nos níveis de colesterol, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade, ou seja, ajuda o bom funcionamento do organismo e evita doenças crônicas, como Diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial.
Recomendação Nutricional: Tanto para a farinha de chia quanto para o grão e o óleo a recomendação de conusmo é de 1 a 2 colheres de sopa por dia, para obter seus benefícios excelentes à saude. Pode ser consumida em sucos, frutas, vitaminas, saladas ou junto de qualquer refeição ou ainda em receitas de bolos, pães e farofas.
Atenção: Para resguardar a propriedade do grão lembre-se que o alimento deve ser conservado na geladeira.
Como manter o produto em geladeira se quando compramos ele não se encontra assim ? Já não tera perdido as propriedades então ate chegar ate nós consumidores?
Curiosidade mas que acho faz diferença. Obg.
Aonde é encontrada??? Nunca vi em Supermercados…
Rosangela,
Veja o que temos de CHIA em nossa Farmácia On Line:
http://www.docevidadiabetes.com.br/produtos/suplementos-nutricionais/sementes-de-chia-200g.html
http://www.docevidadiabetes.com.br/produtos/suplementos-nutricionais/oleo-de-semente-de-chia-doctor-berger.html
Eu, preciso de ajuda! Onde encontro chia? Agradecida.
Heloisa,
Veja o que temos de CHIA em nossa Farmácia On Line:
http://www.docevidadiabetes.com.br/produtos/suplementos-nutricionais/sementes-de-chia-200g.html
http://www.docevidadiabetes.com.br/produtos/suplementos-nutricionais/oleo-de-semente-de-chia-doctor-berger.html
eu compro em supermercado na parte de produtos diet, vc encontra farinha de chia, de linhaça, de coco, farelo de aveia, tudo muito bom para nosa saúde
ainda não experimentei mas pretendo, pois sou diabético e toda alimentação sadia é bem vinda.
Vou repetir a pergunta ; o portador de diabetes água de coco e prejudicial /
/
MUITO INTERESSANTE ESTA REPORTAGEM.
SOU DIABETICA TIPO 2 E COM COLESTEROL E TRIGLICERIDEOS ALTOS.
VOU APOSTAR NA CHIA