Festa… Folia… Alegria… É Carnaval…
Nesta época do ano, a oferta de bebidas alcoólicas em lugares públicos torna-se mais abundante! Nas praias, nas praças, nos blocos, trios e nas ruas das cidades, em qualquer lugar, proliferam-se os vendedores de Ice e cerveja. É mais que um convite para o consumo das mesmas, mas, se você tem Diabetes, é preciso tomar cuidado e conhecer a quantidade segura de álcool que pode ingerir, lembrando que o consumo deve ser feito com moderação e nunca associado a períodos de jejum!
Não existe uma contraindicação para a ingestão de bebidas alcoólicas por pessoas que tem Diabetes, desde que observados limites de quantidade e presença de doenças ou condições que podem ser agravadas com sua ingestão.
A Hipoglicemia é a queda no nível de açúcar no sangue e, como sabemos, o álcool aumenta o risco de hipoglicemia. Esse risco aumenta ainda mais quando ingerimos uma bebida alcoólica de estômago vazio causamos o efeito contrário no nível de glicose sanguínea, apesar da presença de açúcares, as taxas de glicose não sobem, e sim, caem.
Ao ficar um longo período em jejum, o nosso corpo começa a reagir na busca de energia, é nesse momento que o fígado utiliza o glicogênio estocado como fonte de energia e libera a partir deste a glicose no sangue como mecanismo de defesa à hipoglicemia. Nessa condição, ao ingerir o álcool, que é uma toxina, o corpo reage a esta substância. O fígado inicia um trabalho de eliminação do álcool da corrente sanguínea e deixando de produzir a glicose, até a metabolização de todo o álcool ingerido. O corpo continua precisando de energia e utilizando a glicose circulante, que reduz bruscamente suas taxas, causando uma hipoglicemia.
Importante: O processo da hipoglicemia x álcool é mais comum em diabéticos do tipo 1 do que nos do tipo 2, mas o cuidado com o consumo de álcool deve ser igual nos dois.
Recomendação de Ingestão de Álcool
O consumo de álcool deve ser feito de forma responsável.
Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, a recomendação de ingestão é de até uma dose para mulheres e até duas doses para homens por dia.
Entende-se como uma dose, uma lata de cerveja ou uma taça de vinho ou 50 ml de bebida destilada.