fbpx
sexta-feira , 8 de novembro de 2024

Bulimia, emagrecendo a qualquer custo


Quem já não ouviu falar sobre bulimia? Seja em programas de televisão, em notícias de jornais ou numa conversa informal entre amigos, nos dias de hoje, quando há uma grande valorização de padrões de beleza relacionados à magreza, todos acabamos tendo conhecimento de alguma pessoa que apresenta esse distúrbio alimentar. Pessoas com bulimia normalmente são muito preocupadas com seu peso e aparência e possuem uma imagem irreal de si. Acham-se acima do peso, quando na realidade a maioria está abaixo do peso ideal.

Bulimia é um distúrbio alimentar que pode ser muito grave e ter várias consequências médicas sérias. É caracterizada pela ingestão de grande quantidade de alimento num período curto de tempo, levando a um desejo eminente de logo depois providenciar uma maneira de eliminar o que foi ingerido, provocando vômito ou tomando laxantes, de tal forma que o alimento seja eliminado do organismo rapidamente e absorvida a menor quantidade possível.

As pessoas que apresentam esse distúrbio também costumam abusar de diuréticos, remédios para emagrecer ou se exercitarem compulsivamente, tendo sempre como objetivo evitar o ganho de peso. A bulimia, por comprometer seriamente muitos aspectos físicos, muitas vezes leva à necessidade de internação hospitalar para que distúrbios relacionados a ela sejam corrigidos, uma vez que podem se tornar tão graves a ponto de colocar a vida em risco.

Os pacientes podem apresentar desidratação repetidas vezes, assim como alteração dos níveis de potássio, sódio, magnésio, anemia por deficiência de ferro e, não raro, arritmias cardíacas graves. Com o tempo esses distúrbios podem desencadear problemas crônicos e de grande repercussão na vida da pessoa. Também pode ocorrer diarréia ou prisão de ventre. O ácido eliminado por meio do vômito lesa os dentes e a parede do esôfago, podendo também causar úlceras no estômago ou na boca e em casos severos até o rompimento da parede estomacal. As complicações não param ai. Muitas mulheres podem ter alterações hormonais sérias, levando a irregularidades menstruais e infertilidade. Com a deficiência de vitaminas e do aporte calórico-protéico inadequado, desenvolve-se fraqueza muscular, cansaço e perda da capacidade de realizar atividades rotineiras.

Os aspectos emocionais também são muito importantes. O paciente requer acompanhamento psicológico em conjunto, já que a doença envolve a pessoa como um todo. Frequentemente sofre de depressão, distúrbios obessesivo-compulsivo e de ansiedade e outras doenças psiquiátricas. Muitas vezes há necessidade do uso de medicamentos para o tratamento desses distúrbios psiquiátricos que acontecem concomitantemente.

Como em todos os problemas que acometem as pessoas de forma física e emocional, a vida social acaba também seriamente comprometida. Não há energia suficiente para envolvimento em eventos sociais e também, com a cabeça muito focada em comida, não há espaço emocional para outras coisas que fujam desse tema. Essas pessoas muitas vezes apresentam autoestima baixa, sentimento de desesperança intenso que culmina com um isolamento social importante.

O tratamento da bulimia envolve uma abordagem multidisciplinar, com acompanhamento médico, nutricional, suporte emocional e social, oferecendo-se um cuidado global para o paciente e sua família. A identificação precoce desse distúrbio e o tratamento multidisciplinar proporcionam uma maior chance de sucesso. Por isso, se você tem ou conhece alguém com esses sintomas, procure ou indique um centro especializado o mais precocemente possível, evitando assim complicações graves.

Por Dra. Christiane Sobral, Médica endocrinologista e Coordenadora do Centro de Diabetes do HSL. CRM-SP: 69.623.

As informações acima têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"