“A Legislação Brasileira definiu da seguinte maneira o Alimento Funcional, como: “é um alimento que possui uma propriedade funcional (nutriente ou não nutriente) importante para o crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo.”
O Consumo da Banana Verde pode ajudar no controle e redução do risco de doenças, além de promover e proporcionar benefícios nutricionais, dietéticos e metabólicos específicos para a saúde humana.
Na Banana Verde, o seu principal componente é o amido, este pode corresponder, cerca de, 55% a 93% da quantidade total, dependendo do grau de amadurecimento da fruta. Na banana madura, o amido é convertido em açúcares, em sua maioria glicose, frutose e sacarose, dos quais 99,5% são fisiologicamente disponíveis.
Além de sua concentração de carboidratos e energia, também apresenta elevadas quantidades de vitaminas e minerais, destacando o potássio, mineral que atua no equilíbrio de líquidos e de sódio do organismo, nesse sentido é ótimo contra câimbras.
Quando verde, a Banana tem dois tipos de amidos resistentes: O Tipo 1 retarda ou impede a ação de enzimas digestivas e o Tipo 2 apresenta uma lenta digestibilidade.
O amido resistente é uma parte do amido que apresenta comportamento similar ao da fibra alimentar, portanto, não é digerido e nem absorvido pelo organismo. Estimula a produção das bactérias benéficas do intestino, além de manter a integridade da mucosa do intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas.
Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros intestinais, como diarreia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.
O uso da biomassa em diversas receitas auxiliará na absorção gradativa da glicose no sangue, evitando picos na glicemia, reduzindo a liberação de insulina, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de Diabetes e auxiliando no cuidados glicêmicos dos portadores.
Na Revista Diabetes Care,m um estudo científico mostra que, em mulheres, o consumo de alimentos contendo maior teor de amido resistente e fibra solúvel podem melhorar o metabolismo da glicose.
Farinha de Banana Verde
O amido resistente diminui a absorção de gorduras e açúcares no intestino, que por si só já é uma grande vantagem. Quando está verde, a Banana possui uma substância chamada amido resistente – uma porção de amido e produtos do amido que resistem ao processo de digestão no intestino delgado, e dá uma sensação de saciedade maior ao consumidos.
Desta forma, esse ingrediente ajuda na perda de peso, pois inibe a vontade de comer, aumento a saciedade, melhora o funcionamento intestinal, diminui a absorção da glicose, preveni contra doenças, tipo o câncer.
Receita Caseira
A Banana deve estar realmente bem verde, longe de agradar a qualquer paladar.
1- Primeiro, corte a banana verde em rodelas finas;
2- Levar ao forno por volta de 30 minutos;
3- Depois de bem secas, batas as rodelas no liquidificador;
4- Pronto! A sua farinha caseira de banana verde está pronta para ao consumo
5- Pode ser usada como acompanhamento de frutas, no preparo de bolos ou em sucos e iogurtes;
Gostaria de informar que a Biomassa de Banana Verde é produzida e comercializada pela VALE MAIS, facilitando muito a sua utilização nas mais diversas preparações.
ADOREI SABER DISSO! MUITO BOA A MATÉRIA, CAMILA!