Como sabemos, para mantermos uma dieta saudável, que priorize qualidade de vida, controle de patologias e bem estar é necessário manter o foco e ultrapassar as armadilhas de cada dia.
Além dos alimentos inimigos da boa nutrição, existem milhares de armadilhas que sabotam a luta diária a alimentação saudável contra as tentações. O aprendizado e o planejamento de novos hábitos, a identificação dessas armadilhas nos ajudam a lidar com as dificuldades do dia a dia.
Não é fácil para ninguém! Reconhecer a armadilha pode ser fácil, mas não deixar de cair não. Obesos devem evitar alimentos calóricos e embutidos, diabéticos devem ficar longe de açúcares e das tentações doces, hipertensos fogem do saleiro e dos alimentos industrializados, hipercolesterolêmicos evitando ingestão de gorduras animais e saturadas e assim vai… No final, a verdade é que todos nós devemos fugir desses inimigos…
Alimentação saudável é para todos, portanto, o consumo dos alimentos citados acima deve ser evitado por qualquer individuo que tenha como objetivo de se manter saudável e se prevenir de futuras doenças.
Devido à correria do dia a dia nos tornamos mestres no ato de comer sem pensar, seja na cozinha, na mesa, nos restaurantes, supermercados e até padarias. Simplesmente começamos e…. Essa é a armadilha.
Dois fatos ocorrem quando se come sem pensar: Primeiro, psicologicamente, não percebemos nem o que comemos e nem o quanto comemos, então abusamos. Segundo, não contabilizamos as calorias ingeridas, pois inconscientemente, achamos que elas não importam. Mas a verdade é que contabilizadas ou não, são as piores na hora da balança.
Quando comemos sem pensar, com pressa ou com culpa, não nos permitimos saborear e desfrutar desse ritual de prazer, que é comer. E, dessa maneira, atropelamos a satisfação e o prazer, e mesmo que ingerimos um alto valora calórico, psicologicamente, não sabemos. Sem a sensação de satisfação, acabamos comendo sempre mais…
Dicas para NÃO comer sem pensar:
• Nunca como fazendo outra atividade, como assistindo à TV, mexendo no celular e trabalhando no computador;
• Evite comer com pressa. Na correria, somos capazes de comer uma bomba calórica sem nos dar conta;
• Como o velho ditado diz: “A hora da refeição é uma hora sagrada”. Torne cada refeição uma hora de celebração;
• Mastigue devagar, triture bem os alimentos e aproveite cada segundo da sua refeição.
• Não se culpe se comer algo fora do programado e torne aquele momento prazeroso para você;