O que é Agave?
O Agave é um adoçante natural extraído da Agave Tequilana, uma espécie de planta nativa do México, usada como matéria-prima na fabricação da tequila. O extrato de Agave tem se revela um bom substituto do açúcar.
Quais são suas características?
É um alimento orgânico, de poder adoçante 3 vezes maior que o açúcar branco, costuma ser vendido na forma líquida, apresentando colocação amarelada e textura mais suave que o mel, possui 3,34 calorias por grama, tem baixo Índice Glicêmico e alta concentração de frutose ,o mesmo tipo de açúcar das frutas, sendo este o responsável pelo gosto doce do extrato
Em relação ao açúcar, quais são suas vantagens?
Quando comparado com o açúcar branco refinado, o Agave ganha a disputa, por apresentar menos caloria e adoçar mais, sendo indicado para quem quer substituir o açúcar e evitar o consumo de adoçantes artificiais e prefere uma escolha mais saudável.
As vantagens continuam: O agave é um alimento orgânico, portanto, não é refinado, é isento de contaminação química, tem menor índice glicêmico, é digerido mais devagar que o açúcar (sacarose), portanto não causa pico de glicose e não sobrecarrega o pâncreas. E, ainda, não contém glúten e nem lactose.
O açúcar refinado recebe, durante seu preparo, adição de gás sulfídrico e outras substâncias químicas para obter sua coloração branca, pois antes desse processo ele é marrom, perdendo a característica de produto natural, mesmo originado da cana de açúcar. Durante esse processo, o açúcar perde vitaminas e sais minerais, se tornando um alimento de valor nutricional baixo, porém muito calórico.
Agave e a Diabetes, e ai?
Pessoas com Diabetes devem ter bastante cuidado no consumo do Agave.
Apesar de ter menos calorias que o açúcar refinado, tem bem mais que os adoçantes, podendo causar ganho de peso.Em 20g de Agave temos 33 Calorias, em 20g de açúcar comum temos 77 calorias e dos adoçantes sintéticos obtemos 0 calorias. Se a ideia é uma escolha mais natural e saudável indica-se o uso do adoçante Stévia ou Sucralose.
Existem algumas ressalvas para o consumo de Agave pelo portador de Diabetes: como dito anteriormente, o Agave tem alto teor de frutose, para pessoas com Diabetes, ele é tão perigoso como o mel. Com base no mel, podemos dizer que 1 colher de sopa com 20g de Agave contém, algo em torno, de 20 gramas de carboidrato.
As Recomendações Nutricionais não indicam o consumo do Agave como adoçante para as pessoas com DM, pois além de conter um tipo de açúcar o consumo irregular pode acarretar no aumento da glicemia e nos níveis de triglicérides.
O ganho de peso é outro fator bastante delicado na Diabetes, o uso do Agave acaba acarretando um consumo maior de calorias. O valor calórico pode parecer insignificante, mas 33 kcal é apenas uma dose, e o resto do dia? Portanto por apresentar valor calórico só reforçamos a recomendação anterior.
Como usar?
O Agave como adoçante: Substitua uma colher de sopa de açúcar (15g) por uma colher de sobremesa de extrato de agave (10g).
O agave deve ser evitado pelo diabetco?