fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

A Tecnologia a favor da Sua Saúde

05_30_fabio

Quem é diabético já esta acostumado a uma rotina alimentar e ao controle da saúde através do monitoramento constante da glicose.

Os diabéticos que utilizam múltiplas doses de insulina por dia, ou seja, insulinodependentes, também conhecido como Diabetes Tipo 1, ainda precisam estar sempre munidos de kits para verificar a glicemia capilar (HGT) e para aplicação de insulina sempre que necessário.

No Brasil estima-se que tenhamos mais de 600.000 mil diabéticos Tipo 1.

No mundo são mais de 65 mil novos casos por ano.

Estudos epidemiológicos e de intervenção embasam a importância do tratamento intensivo no Diabetes Tipo 1.

Por tratamento intensivo entende-se o controle da glicemia através da aferição da glicemia capilar (HGT) várias vezes ao dia associado a contagem de carboidratos nas refeições e o uso de múltiplas doses de insulina para correção da glicemia capilar e cobertura dos carboidratos por refeição.

Desta maneira estaríamos “imitando” o que uma pessoal sem o Diabetes Tipo 1 faz várias vezes ao dia sem perceber.

O objetivo principal fica evidente, evitar o aumento da glicemia após as refeições, chamada de hiperglicemia pós-prandial.

Assim o tratamento dirigido especificamente para reduzir a glicemia pós-prandial é crucial, conforme sugerido pela Sociedade Americana de Diabetes.

Um dos métodos mais eficazes para o sucesso no tratamento do Diabetes Tipo 1 é sem dúvida a Contagem de Carboidratos.

Na última década, novas formas terapêuticas foram criadas, como novas insulinas, novos sistemas de aplicação de insulina e novos dispositivos para aferir a glicemia capilar (HGT).

Toda esta evolução ainda esbarra na dificuldade do paciente com DM1 monitorar sua glicemia e quantidade de carboidratos na alimentação. E o mais importante, saber o que fazer com todas estas informações.

Buscando facilitar um pouco mais a rotina destes pacientes desenvolvemos um aplicativo para smartphone (por enquanto disponível apenas para a plataforma IOS) que tornar-se-á uma poderosa ferramenta para Médicos e pacientes no controle do uso de múltiplas doses de insulina e na contagem de carboidratos.

O aplicativo permite que o paciente diabético utilize a metodologia de contagem de carboidratos nas refeições para ajustar a dose de insulina a ser aplicada, dando a ele qualidade de vida e liberdade com segurança.

O aplicativo é adaptado a cada paciente conforme as informações inseridas nele.

Com mais de 1.000 alimentos cadastrados o aplicativo é totalmente interativo, citamos a possibilidade do usuário solicitar novos alimentos que não se encontrem ainda no banco de dados do Minsulin.

Para utilizar basta entrar na App Store e baixar o aplicativo gratuitamente, ele funciona em iPhone e por compatibilidade para iPad e iPod.

Outros diferenciais do aplicativo são:

– ajuste automático da dose de insulina calculada conforme a intensidade da atividade física a ser realizada após a refeição;

– inserção de carboidratos extras, caso o alimento escolhido não se encontre ainda no banco de dados do Minsulin;

– salvar as refeições mais comuns, facilitando o cálculo da dose a ser aplicada;

– controle da dose máxima a ser aplicada por refeição;

– ajuste dos fatores de correção em 4 períodos do dia conforme a sensibilidade a ação da insulina individual.

A tecnologia também aproxima crianças e jovens que são a grande maioria dos casos de Diabetes Tipo 1, certamente reflexo do papel da tecnologia nesse perfil de pacientes em que smartphones e tablets fazem parte do cotidiano.

Isto é apenas o começo. O Projeto Minha Insulina parte agora para novas fronteiras, associando tecnologia à qualidade de vida e liberdade ao paciente com Diabetes.

Em breve estaremos disponibilizando o aplicativo para todas as plataformas de samartphones assim como novas ferramentas para auxílio no controle do Diabetes.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

O que é Diarreia Diabética

Será que o diabetes pode causar diarreia? A diarreia é um sinal comum para várias …

Um Comentário

  1. Muito legal, e pratico, agora só falta ser disponibilizado para o google play store ^^ 😉

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"