fbpx
sexta-feira , 8 de novembro de 2024

A importância do controle no consumo de carboidratos pelo diabético

03_19_diabetes

Quando escutamos a palavra “diabetes”, a maioria de nós pensa: “Sem açúcar”. Mas, de acordo com a Associação  de Diabetes Americana (ADA), as pessoas que foram diagnosticadas com a doença devem considerar outros aspectos na escolha de alimentos além de apenas do quanto açúcar tem um item .Um fator importante para manter a glicemia na faixa-alvo, a ADA indica, está está na contagem de carboidratos. Mas, explicam, o tipo de carboidratos que se come é tão importante quanto a quantidade total.

Carboidratos aumentam a glicemia. Portanto, é importante definir um intervalo alvo máximo para cada dia. No entanto, como a ADA ressalta, existem três tipos principais de hidratos de carbono: os amidos, ou seja, os carboidratos complexos, açúcares e fibras.

Ao olhar para uma etiqueta de um produto nutricional, a ADA explica, “carboidrato total” inclui todos os três destes tipos de carboidratos. É um número importante para saber quando você está contando carboidratos para manter sua glicemia sob controle. Certos alimentos, no entanto, pode ser elevado em carboidrato específico.

AMIDOS
Há muitos alimentos que são ricos em amido. De acordo com a ADA, estes incluem os seguintes:

  • Vegetais ricos em amido, como ervilhas, milho, feijão e batata
  • Feijões, lentilhas e ervilhas
  • Grãos como aveia, cevada e arroz. (A maioria dos produtos de grãos nos EUA são feitos de farinha de trigo. Estes incluem massas, pão e biscoitos, mas a variedade está se expandindo para incluir outros grãos também.)
  • Para complicar, os grãos podem ser divididas em grãos inteiros ou grãos refinados. Como exemplo, a ADA diz um grão de trigo contém três partes: germe, farelo e endosperma. A concha exterior, dura, é o farelo, o que proporciona a maior parte da fibra e a maioria das vitaminas B e minerais. A camada seguinte, o germe, tem nutrientes, incluindo os ácidos gordos essenciais e vitamina E. A camada mais interna, a endosperma, é o centro, macio amido. Quando um alimento contém “grão integral”, é porque contém todo o conteúdo deste grão. Os cereais integrais são muito mais nutritivos do que os “grãos refinados”, ou grãos que tiveram o farelo e o gérmen removidos, contendo apenas o endosperma.

AÇÚCAR

  • Os açúcares, a ADA explica, pode ser de ocorrência natural, tais como açúcares encontrados no leite ou frutas, ou eles podem ser adicionados, tais como açúcares encontrados em alimentos processados, como frutas enlatadas em calda, ou biscoitos com açúcar adicionado. Rótulos nutricionais irão indicar a quantidade de ambos os açúcares naturais e adicionados que um produto contém.
  • Ao olhar para um rótulo, deve-se olhar para mais do que apenas o “açúcar” na lista de ingredientes. A ADA indica que os fabricantes usam diferentes formas de açúcar em produtos. Estes podem incluir, mas não estão limitados a, açúcar, açúcar mascavo, melado, mel, açúcar de beterraba, cana-de-açúcar, açúcar de confeiteiro, açúcar em pó, açúcar em bruto, turbinado, xarope de açúcar, xarope de milho, néctar de agave, e xarope de cana-de-açúcar. Além disso, nomes diferentes podem ser dados a esses mesmos produtos. Açúcar de mesa pode ser chamado de sacarose, açúcar de fruta pode ser chamado de frutose e açúcar do leite pode ser referido como lactose. Nomes químicos de outros tipos de açúcares também terminam em “-ose”, indica a ADA.

FIBRA

  • Fibra vem de plantas. Não há nenhuma fibra em produtos de origem animal. Fibra, a ADA explica, é a parte indigesta de alimentos vegetais. Alimentos vegetais que podem conter grandes quantidades de fibra incluem frutas, vegetais, grãos integrais, nozes e leguminosas. A maior parte da fibra passa através do intestino e não é digerida antes de sair do corpo. Ela ajuda a mantê-lo “regular”, e também ajuda a você sentir mais saciado depois de comer. Além disso, a ADA indica, as dietas ricas em fibra são recomendadas para ajudar a reduzir os níveis de colesterol.
  • Adultos, a ADA sugere, deve tentar comer de 25 a 30 gramas de fibra por dia. Para aumentar a fibra, a ADA sugere considerar as seguintes fontes:
  • Feijão e legumes. Pense feijão preto, feijão, grão de bico (bico), feijão branco, e lentilhas.
  • Frutas e vegetais, especialmente aqueles com casca ou pele comestível (por exemplo, maçãs, milho e feijão) e aqueles com sementes comestíveis.
  • Grãos integrais, como macarrão de trigo integral; cereais integrais (Procure por aqueles com três gramas de fibra por porção ou mais, incluindo aqueles feitos a partir de trigo integral, farelo de trigo e aveia.); Pães integrais (Para ser uma boa fonte de fibra, uma fatia de pão deve ter pelo menos três gramas de fibra Outra boa indicação:… olhar para pães, onde o primeiro ingrediente seja um cereal integral, por exemplo, de trigo ou de aveia); – experimente diferentes tipos. Amendoim, nozes e amêndoas são uma boa fonte de fibras e gordura saudável, mas cuidado com o tamanho das porções, porque eles também contêm uma grande quantidade de calorias em uma pequena quantidade.

Geralmente, a ADA explica, as melhores fontes de fibras contêm cinco ou mais gramas por porção; boas fontes podem conter 2,5-4,9 gramas por porção. E, enquanto você pode obter fibra de um suplemento, o melhor é se você começar a partir de sua comida, eles indicam. Consumir alimentos integrais traz vitaminas e minerais adicionais, ao invés de tomar um suplemento.

Se você precisa aumentar sua ingestão de fibras, melhor fazê-lo gradualmente, a ADA sugere. Caso contrário, pode ocorrer irritação do estômago. Além disso, eles sugerem beber mais líquidos quando você aumentar a sua porção de fibra, para evitar a prisão de ventre.

A fibra é diferente de outros carboidratos, a ADA ressalta. de acordo com informações do site da ADA :

Porque a fibra não é digerida como outros carboidratos, os carboidratos para fins de contagem, se uma porção de um alimento contém mais do que ou igual a 5 gramas de fibra dietética, é possível subtrair metade das gramas de fibra dietética a partir do total de carboidratos servidos desse alimento.
Compreender carboidratos é muito importante para todos, mas mais ainda para aqueles que tentam controlar seus níveis de glicose no sangue. A ADA oferece um livro, Carboidratos Diabetes e Guia grama de gordura, 3 ª Edição , para aqueles que gostariam de ter mais informações sobre o assunto. Você também pode visitar o site da ADA para obter mais informações .

http://www.huliq.com/

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. …

2 Comentários

  1. Carmen Silvia Rizzuto

    sou diabetica a mas de 20 anos e faço a contagem ce carboidratos a 4 anos. Muitas coisas aprendi sozinha,na procura, no erro e no acerto.
    Minha grande duvida sempre foi: qual a quantidade de carboidratos que se pode ingerir durante o dia,pq acho que assim como as calorias,tbm devemos ter um limite á eles,mesmo fazendo o bolus depois com a insulina rápida.
    Estou certa ou nao?
    Alguem pode me ajudar?
    Obrigada!

  2. Agora temos um aliado…a informação!!! Melhores dias para os diabéticos. Se seguir as leituras vamos ver que não é tão difícil.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"