Você já parou para observar como você se alimenta? Não estou falando sobre o quê você come – claro que isso também é essencial para o controle do diabetes – mas sobre como você come.
Na correria do dia a dia, você reserva a sua hora de almoço? E no jantar? Ou come rapidamente, sem nem ao menos ter tempo de saborear o que coloca na boca?
No final de semana, a dra. Christina falou aqui no blog sobre como o estresse influencia no diabetes. Na verdade, todos os nossos hábitos tem uma influência grande no nosso controle e, mais, no caso do diabetes tipo 2, no mecanismo que desencadeia a doença.
Esse tema foi debatido no Congresso Europeu de Endocrinologia, realizado na Itália. A conclusão de pesquisadores da Universidade da Lituânia é que comer rápido aumenta o risco de diabetes tipo 2. O foco do estudo foi levantar fatores de risco isolados da doença , entre eles, a velocidade com que as pessoas comem.
Foi a primeira vez que este padrão isoladamente foi apontado como fator de risco para desencadear diabetes tipo 2. Explico: em estudos anteriores, esse fator sempre estava relacionado a outros fatores de risco, como sobrepeso e obesidade. Ou seja, que comer rápido engorda, todos já sabíamos. E que sobrepeso e obesidade são fatores de risco para diabetes tipo 2 também. O que não sabíamos é que o simples hábito de comer rápido, por si só, ajuda no aparecimento da doença.
O estudo comparou 234 pessoas diagnosticadas recentemente com diabetes tipo 2 com outros 468 voluntários que não apresentavam a doença. Todos os participantes responderam a um questionário sobre fatores de risco para diabetes, hábitos alimentares e medidas como peso, altura, largura da cintura. A velocidade com que eles comiam foi avaliada e classificada em lenta, normal ou rápida.
Após ajustarem os resultados para outros fatores relacionados ao diabetes, como histórico familiar, prática ou não de atividade física e tabagismo, os autores concluíram que aqueles que comiam mais rápido apresentavam 2,5 vezes mais probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 – mesmo que não fossem obesos ou apresentassem sobrepeso.
O estudo apresentou outros fatores de risco isolados. O tabagismo e o consumo de mais de cinco ovos por semana aumentam o risco de diabetes tipo 2. Como fator de proteção para desenvolvimento de diabetes tipo 2: o consumo de quatro ou mais xícaras de café por dia.
Os pesquisadores da Lituânia pretendem aprofundar o estudo, investigando como determinados tipos de alimentos, quantidade de calorias ingeridas, a prática de atividade física e o bem estar psicológico e emocional afetam os fatores de risco para diabetes tipo 2.
A dica é: fique de olho não só no que você come, mas também em como você come. Reservar um tempo para as refeições, além de ser importante para o controle e, em alguns casos, até para não desencadear a doença – principalmente se você tem casos na família -, traz bem-estar físico e emocional, que também são aliados no controle. Reservar alguns minutos por dia para um caminhada leve também pode trazer grandes benefícios para a sua saúde. Lembre-se: ajustar a sua rotina hoje para incluir esses pequenos, mas tão importantes hábitos, não vai fazer você perder tempo, vai fazer, isso sim, você ganhar tempo de vida.
Não estou conseguindo controlar minha glicose.Por isso fiquei muito contente ,quando acessei a sua página.Espero conseguir melhoras ,aprendendo com vocês, a controlar a mesma.Obrigado!