Você Sabia: Existe uma Relação da Qualidade do Sono com Diabetes?

Share

 

Sim, é verdade. Já existem estudos que apontam que dormir pouco ou mal pode aumentar o risco de desenvolver Diabetes Mellitus do tipo 2 e Obesidade.

Pessoas que acabam dormindo menos de 6 horas por noite parecem não conseguir regular, de maneira tão eficiente, a glicose, aumentando assim, seus riscos de desenvolverem Diabetes do Tipo 2, Obesidade e Denças Cardíacas, segundo o recente relato do estudo publicado na Revista “Annals of Epidemiology”.

Após a avaliação de mais de 1,4 mil pessoas, com idades entre 35 e 79 anos, os pesquisadores observaram uma relação entre a qualidade e a duração do sono e o pré-diabetes.

No Reino Unido, pesquisa realizada na Escola Médica de Warwick, o pesquisador Saverio Stranges, afirma: “Descobrimos que a curta duração do sono, com o tempo inferior a seis horas/noite, está associada com um aumento significativo de três vezes na propensão de desenvolver uma intolerância à glicose de jejum, quando compara com as pessoas que têm uma média superior de sono por noite, sendo de seis à oito horas.”

Segundo pesquisadores, essa relação pode estar associada com as mudanças hormonais relacionadas ao apetite e ao estresse. E concluem: “Estudos anteriores têm mostrado que a curta duração do sono resulta em um aumento de 28% na média da Grenila, ou seja, aumento no nível do hormônio estimulante do apetite”. Portanto, pode afetar o comportamento alimentar. Demais estudos, também mostram que a falta de sono pode atuar na redução a tolerância à glicose e no aumento da produção de cortisol, hormônio produzido em resposta ao estresse.

Em nova pesquisa, publicada na Revista “Science Translational Medicine”, mostrou o que muitos já sabiam: Dormir mal é prejudicial à saúde.

Related Post

André Vianna, Endocrinologista do CDC – Centro de Diabetes de Curitiba, explica o fenômeno: “Isso acontece porque o sono desempenha um papel complexo no organismo das pessoas e quando os ritmos biológicos normais são interrompidos o organismo muda de uma maneira que pode ajudar a definir o cenário para o Diabetes do tipo 2.”

No seguinte estudo, no período de quase seis semanas, os voluntários formam submetidos a ter apenas, aproximadamente, cinco horas e trinta minutos de sono a cada 24 horas, podendo ser em diferentes momentos do dia ou da noite, neste caso, o objetivo era simular uma rotina de pessoas que não dormem corretamente. O resultado final mostrou que os níveis de açúcar no sangue dos voluntários aumentaram após as refeições, muitas vezes a níveis pré-diabéticos, porque o pâncreas para de secretar insulina suficiente.

O endocrinologista ainda destaca: “Estudos como este têm mostrado que pessoas que dormem menos de cinco horas por noite têm um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2, o tipo que tende a atacar mais tarde na vida”.

Por toda parte, os especialistas afirmam que: O sono prejudicado tem sido associado não só ao desenvolvimento do Diabetes tipo 2, como também a problemas relacionados com pressão alta, doenças cardíacas, obesidade, depressão, diminuição da memória e um sistema imunológico enfraquecido. “A própria Organização Mundial de Saúde – OMS classificou o trabalho noturno como um provável fator cancerígeno”, comenta o Dr. Vianna.

“Se tiver que trabalhar à noite, o ideal é ir direto para a cama quando chegar em casa, além de evitar, durante a noite, o excesso de luz. É preciso lembrar que um quarto indutor do sono é aquele que está sempre escuro, fresco e silencioso, são medidas simples que podem ajudar o não desenvolvimento da diabetes e outras doenças no futuro.”

Ressalta-se que o ideal é que Adultos devem dormir entre sete a nove horas de sono diariamente para ter uma boa saúde.

A boa notícia é que existem 10 dicas muito simples para você dormir bem:

1°- A primeira regra para dormir melhor é ter horários regulares para dormir e acordar; 
2°- Fazer exercício pela manhã e não de noite;
3°- Evite café, determinados chás e refrigerantes, com estimulantes como a cafeína, próximo ao horário de dormir;
4°- O álcool deixa você mais sonolento, mas você não consegue atingir o sono profundo e descansar;
5°- Chás calmantes são indicados para estimular o sono;
6°- Ir para a cama somente na hora de dormir, sem levar problemas, ver TV ou ler na cama também ajuda;
7°- Jantar moderadamente em horário regular e adequado é outra dica;
8°- Não cochile de tarde, mesmo se tiver dormido pouco na noite anterior;
9°- O ambiente de dormir deve ser escuro e silencioso, sem interrupções;

Posts Recentes

Diabetes e Saúde Mental: Caminhos para Equilíbrio e Qualidade de Vida

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais