fbpx
sexta-feira , 8 de novembro de 2024

Você sabia: Alimentos são seus aliados na luta contra o cigarro?

Parar de fumar não é fácil. Qual fumante já não tentou parar de fumar pelo menos uma vez? A maioria já tentou, nem que fosse para descobrir que o seu auto-controle não é tão forte como se imaginava. O vício é forte, por isso, falham inúmeras vezes, em suas tentativas de se livrarem deste mal.

A boa notícia é que existem alimentos que podem ajudar a parar de fumar, aliviando os sintomas de privação da nicotina e o estresse causado pelo ato de parar de fumar. Enquanto mastigam, perdem a vontade de acender um cigarro: O ato de comer substitui a mensagem enviada pela nicotina ao cérebro e neutraliza a vontade do cigarro.

Atenção! Estes e muitos outros alimentos ajudam a resistir ao vicio de fumar, mas tome nota que estes alimentos apenas o ajudam a resistir ao vicio do tabaco. Se, realmente, quer deixar o vício tem que ser você próprio a parar de fumar.

Alimentos que auxiliam a parar de fumar

Fibras naturais: O socorro imediato. Se bater aquela vontade de fumar coma frutas secas, uva passas, damasco, ameixa, para acabar com o desejo.

As fibras secas: Aveia, Granola, farelo de trigo aumentam a saciedade e o tempo de esvaziamento gástrico, ajudando a diminuir a vontade de acender um cigarrro.

Vegetais e Legumes: Aipo, Cenoura e Pepino são conhecidos por ajudar a resistir melhor ao vicio da nicotina e, além de manter a saciedade. A textura crocante, também, ajuda a combater a vontade de fumar e ajuda a não ganhar peso (evita a ingestão de alimentos calóricos).

Frutas Cítricas: O consumo de nicotina diário reduz o nível de Vitamina C no organismo dos fumantes, pelo fato da mesma absorver o ácido ascórbico. Com isso, devemos aumentar o consumo desta Vitamina, presentes na laranja, limão, acerola, abacaxi, mexerica, casca crocante de Laranja, com o intuito de se tornar menos dependente da nicotina.

Temperos aromáticos: Cravo e Canela.  A Canela é como uma contrapartida saudável ao cigarro. Consumir canela acalma os nervos e elevam os níveis de energia no cérebro, efeitos idênticos aos de fumar um cigarro.

Laticínios: Outra tática é utilizar os alimentos contra a vontade de fumar. Leite e queijo pioram o gosto do cigarro, assim como água e sucos, frutas e vegetais.

Cuidado! Por outro lado, alimentos como bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína (café, chás, refrigerantes a base de cola) melhoraram o gosto dos fumantes e aumentam a vontade de fumar, portanto, devem ser totalmente evitados.

Ganha quem decide parar de fumar. Afinal, o tabagismo traz sérios prejuízos à saúde e está relacionado com diversas doenças crônicas, inclusive a Diabetes, além de reduzir o tempo de vida do fumante  de 8 a 12 anos.

Para se livrar da dependência da nicotina é preciso força de vontade e mudança de hábitos comportamentais. Por isso, a decisão de dar um fim ao vício deve sempre vir seguida de orientação especializada. Se o indivíduo não tiver acompanhamento, pode voltar a fumar ou, então, passa a comer demais causando outro problema: excesso de peso.

A fórmula é simples e promete uma grande diferença: Determinação + orientação nutricional  e médica + atividade física = Parar de fumar com qualidade de vida.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Dedos envolvidos por uma luva azul, segurando um tubo de ensaio ce tampa vermelha com sangue dentro, na etiqueta escrito HOMA-IR HOMA-B

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"