A Camila Cialdini, nossa nutricionista, já falou sobre o assunto aqui no blog esta semana, mas este é um assunto que vale a pena ser comentado, porque, sem dúvida alguma, é uma das maiores expectativas das pessoas com diabetes tipo 1: as pesquisas com células-tronco para o tratamento, e, quem sabe, em um futuro não muito distante, para a cura da doença. Mantenho um blog de diabetes há quase sete anos e posso dizer que este é um dos assuntos mais procurados e mais comentados. Eu particularmente acredito muito no tratamento com células-tronco. É só uma questão de tempo. Mas não creio que ocorrerá em larga escala.
No Brasil, a equipe da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, conduz uma pesquisa promissora nessa área. “Apesar de promissora ainda não podemos utilizar a palavra “cura”, mas temos melhorado muito a qualidade de vida dos portadores de diabetes tipo 1 submetidos ao tratamento”, afirma um dos responsáveis pela pesquisa em diabetes, o Dr. Carlos Eduardo Couri.
Vale lembrar que a terapia ainda é experimental. Um dos responsáveis por trazer a terapia com células-tronco para o Brasil, é Dr. Júlio Voltarelli, que comanda a equipe que realiza testes com células-tronco no tratamento de várias doenças auto-imunes, como lúpus e esclerose múltipla em Ribeirão, e que já tiveram alguns resultados positivos.
Por meio de uma abordagem clínica que recorre a altas doses de quimioterapia, seguida de um transplante de células-tronco adultas originárias da medula óssea do próprio paciente, Voltarelli e seus colegas de Ribeirão Preto.
A técnica brasileira tem sido exportada para países da Europa e para os Estados Unidos.
O Dr. Couri alerta que, por ser uma pesquisa, não há como saber se os resultados em longo prazo serão bons ou ruins. “Ainda não estamos completamente certos em relação à segurança deste estudo.”
Fique atento aos critérios de inclusão nos estudos. Os iniciais são:
– Idade acima de 18 anos
– Ter diabetes tipo 1 há menos de 5 meses
O assunto foi tema de reportagem no Jornal Nacional na semana passada. Quem quiser ter acesso é só clicar aqui no link: http://migre.me/cYdHj
Apesar de nossa euforia em tratar a doença e, quem sabe, se livrar da insulina, é sempre bom pesar os prós e os contras. Releia o texto da Camila, que tem importantes informações sobre a técnica: Estudo Pioneiro, em Síntese: Tratamento com Células Troncos em Diabéticos Tipo 1.
Bom domingo!
Bom Dia Luciana, Tudo bem?
Todas as pesquisas com células tronco, estão voltadas para pacientes recem descobertos, isso é frustante para todos nós que temos diabetes tipo 1 a mais tempo. Eu tenho 20 anos de Diabetes, desde meus 14 anos convivo com esse problema, que se não for tratado pode ser fatal. Tive 2 gestações, meus 2 filhinhos não tem Diabetes, graças a Deus, durante a gestação os cuidados foram redobrados, mas valeu a pena. Não tenho nenhuma complicação, uso Lântus e Humalog, faço contagem de carboidrato e amo Academia. A atividade fisica é muito importante, fui na Academia até o setimo mês de gestação. Com relação ao Diabetes, muitas vezes o que mata é a falta de informação do paciente e da família. Um doce bjo .