De novos benefícios da Vitamina D, já sabemos, o relacionado com a Diabetes Mellitus do Tipo 2, que atualmente vem atingindo proporções epidêmicas no Mundo.
Estudos demonstram que os níveis baixos da Vitamina D estão relacionados a uma disfunção ligada à origem da doença, a chamada Resistência à Insulina. Como sabemos, a insulina é o hormônio que permite a entrada, nas células, da glicose circulante no sangue. Porém, no caso da Diabetes tipo 2, ela não consegue cumprir sua função corretamente e o resultado é o acúmulo de glicose na circulação sanguínea, caracterizando a enfermidade.
Uma pesquisa, realizada na Universidade do Texas, nos EUA, feita pelo cientista Micah Olson, teve como objetivo evidenciar a a evidenciar a relação vitamina D com a Diabetes tipo 2. O cientista mediu os níveis da vitamina, de glicose e de insulina no sangue de 411 crianças obesas e 87 não obesas. Como resultado encontrou a seguinte situação: As crianças obesas com níveis mais baixos da vitamina tinham maior grau de resistência à insulina. No caso dos adultos, dá-se o mesmo ocorrido.
No ano passado,2012, um estudo publicado na Revista “Diabetes Care” mostrou que pessoas com pequena quantidade da substância apresentavam 32 vezes mais resistência à insulina do que a média dos voluntários avaliados.
A informação do papel da vitamina no desenvolvimento da enfermidade mudou a conduta médica. Mais pedidos laboratoriais são realizados, maior é o défict de vitamina D em pacientes obesos, sendo assim, maior é o número de indicação para suplementação da mesma.
Existe um consenso científico de que, quanto mais obesa a pessoa, menos vitamina D ela apresenta no organismo. Ainda não é claro, porém, se a obesidade por si só diminui a presença da vitamina no organismo ou se é o contrário. Na briga contra a balança, os médicos estão incluindo a reposição da vitamina D na lista de estratégias contra o acúmulo de gordura, mesmo sem conhecer os mecanismos pelos quais a baixa concentração a vitamina contribui.
A Diabetes e a Obesidade são dois fatores de risco para doenças cardiovaslucares, a Vitamina D também pode ser chamada de aliada do coração. De qualquer forma, descobriu-se que ela combate também a hipertensão, bloqueando a ação de uma enzima envolvida na elevação da pressão arterial.