No ponto de vista nutricional, ser vegetariano significa que por alguma razão, o indivíduo não mais se alimenta de carne, ou seja, de proteína animal, como: vaca, boi, porco, peixes, frutos do mar, carneiro e nem dos produtos derivados desses alimentos, como: ovo, leite, queijo, etc.
Existem variações na alimentação vegetariana, os lactovegetarianos, que incluem no cardápio leite e derivados, os ovolactovegetarianos, que comem também ovos e os vegans, que excluem todos os alimentos de origem animal do cardápio.
De maneira em geral, o vegetarianismo é uma dieta à base de proteínas vegetais, e vêm atraindo cada vez mais adeptos. Os motivos que os atraem são diversos, por saúde, religião, étnica ou preocupação com a sustentabilidade.
Mas o vegetarianismo vem ganhando seu espaço da busca de qualidade de vida. Já existem estudos que mostram que uma dieta vegetariana reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, Diabetes e câncer, porém para isso, é necessário que a alimentação seja de qualidade em variedade e diversidade, além de ser nutricionalmente equilibrada.
Não basta trocar a proteína animal pela vegetal, para um cardápio vegetariano saudável outras substituições devem ser realizadas, tais como substituir a gordura saturada pela insaturada, evitar o consumo excessivo de carboidratos refinados, consumir com moderação doces e frituras, aumentar o consumo de fibra alimentar, além de optar por alimentos ricos em antioxidante, vitaminas e minerais, presente nas frutas e verduras.
Existe uma quantidade necessária de nutrientes que devemos consumir ao longo de todo o dia, consumir corretamente as quantidades de carboidratos e lipídeos, talvez seja mais fácil, portanto é importante destacar a importância do consumo adequado de proteínas. Não podendo contar com as proteínas animais, os alimentos ricos em proteínas que deverão estar presente em sua alimentação são: soja e derivados, feijão, quinua, chia, linhaça, amaranto, leguminosas integrais (lentilha, ervilha, grão de bico), oleaginosas como castanha do pára e caju, nozes e amêndoas.
O foco no cosumo correto de ferro tem o seu valor, são fontes alimentares desse mineral as folhas verdes escuras, o feijão e algas marinhas. Atenção: O corpo absorve de maneira diferente o ferro o ferro de origem animal para o vegetal, que só absorve cerca de 10%, para potencializar essa absorção o consumo de um alimento rico em Vitamina C junto na refeição causa esse efeito. Ao final da refeição chupe uma laranja, como alguns morangos, ou tempere a salada com limão.
Ao optar por seguir o vegetarianismo é interessante que se tenha um acompanhamento profissional de Nutrição; Ter um plano alimentar adequado, com as quantidades corretas de nutrientes, bem como, se necessário, sejam indicados suplementos. O acompanhamento também é necessário quando o vegetariano pratica atividade física.
Os adeptos do veganismo precisam suplementar a alimentação com ferro e vitamina B12 – encontrada principalmente em carnes e ômega 3, principalmente crianças e gestantes.
Dieta Vegetariana ajuda no controle da Diabetes
Em uma pesquisa realizada, durante 22 semanas, em 99 portadores do diabetes tipo 2, o relato médico diz ser notório que houve mudanças na saúde dos pacientes. Enquanto o grupo 1 se alimentava com a dieta vegetariana, pobre em gordura e açúcar, o outro grupo seguiu as instruções da ADA.
Os resultados mostraram que os dois grupos tiveram redução do peso e dos níveis de glicose, porém, o grupo 1 mostrou menores riscos de desenvolver uma doença cardiovascular. O que é extremamente importante, já que pesquisas mostram que essa é a principal causa de morte entre os diabéticos. Outro ponto favorável é que o grupo 1 teve um aumento considerável em qualidade de vida, pois passou a ingerir mais frutas, hortaliças, nozes, proteína de soja e fibra cereal, diminuindo a ingestão de gordura trans.
Gostei e aproveito para pedir ajuda uma pequena ajuda, um cardápio para 6 dias, pois estou com 92 quando tenho 1,66, estou muito preocupado!
Agradeço desde já!
Mário Clefton
Mario,
Consulte um nutricionista, este profissional tem habilidades para montar um cardápio saudável com suas preferencias alimentares.