fbpx
sexta-feira , 8 de novembro de 2024

Sedentarismo mata! Pratique atividade física e garanta qualidade de vida

Responda rápido. Qual foi a última vez que você praticou atividade física? Pois se você é daqueles que fica deixando para depois, saiba que quanto antes começar, mais anos de vida vai ganhar e, o melhor, com mais qualidade.

Uma pesquisa publicada na revista Lancet mais uma vez reforça o que os estudiosos já vêm apontando há algum tempo: falta de atividade física mata. E mata tanto quanto o tabagismo, por exemplo. Se você se encaixa nas duas categorias: sedentário e tabagista, cuidado. Alerta vermelho para você!

O estudo da Lancet aponta que um terço dos adultos não têm praticado atividade física suficiente. Dessa forma, o sedentarismo seria responsável por uma em cada dez mortes por doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de mama ou câncer colorretal.

São 5,3 milhões de mortes por ano em todo o mundo, uma verdadeira pandemia. Por isso o blog Educação em Diabetes tem trabalhado constantemente esse foco, para ajudá-lo a sair do sedentarismo. Os pesquisadores alertam que esse tipo de campanha, alertando o público dos riscos de não praticar atividade física com regularidade, pode ter um grande impacto. Não se trata apenas de apontar os benefícios, mas de mostrar que realmente quem não mudar os hábitos, quem não adotar hábitos saudáveis de vida pode estar assinando uma sentença de morte. Governos e sociedade civil organizada podem trabalhar juntos para encontrar soluções para que a população tenha acesso à informação e acompanhamento.

O Brasil está entre os países que lideram a lista de população mais sedentária, considerando os países da América Latina e Caribe. Seriam 8,2% dos casos de doenças cardíacas, 10,1% dos casos de diabetes tipo 2, 13,4% dos casos de câncer de mama e 14,6% dos casos de câncer de cólon causados por falta de atividade física regular.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Primeira insulina produzida pela universidade de Toronto

Insulina, o “Elixir da Vida”, Completa 100 anos de Descoberta

A insulina, o “Elixir da Vida”, completa 100 anos de descoberta no dia 27 de julho …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"