O salsão fortalece o sistema imunológico e pode ser consumido em vários tipos de receita o ano inteiro… Bom apetite!
Conheça os benefícios desse vegetal cheio de sabor e nutrientes e aprenda a consumir o ano inteiro
O Salsão é o galã das feiras e do sacolão, de uma aparência inestimável, de cor verde vivo, compõe sua estrutura um talo grosso e suculento, terminando com uma armação de folhas, é irresistível não comprar.
Espere, não pense que ele é só um rostinho bonito, muito pelo contrário, por trás dessa atraente aparência há muitas qualidades nutricionais.
Muito lembrado no final do ano, por estar em vários pratos festivos da época, o salsão, também conhecido como aipo, é rico em vitaminas, principalmente, a vitamina K e C, também é rico em minerais, como o magnésio e cálcio. Ainda tem uma quantidade enorme de fibras, que representa o dobro das encontradas nos alfaces. E o melhor de tudo, é magrinho, pois cada 100g do vegetal fornece apenas 20 calorias.
O salsão apresenta um cheiro forte e peculiar, aroma esse resultado de óleos essências formados por várias substâncias como Limoneno, mesma substância da casa do limão, e o flavonoide apigenina. É exatamente esse flavonoide um dos principais ingredientes que faz com que a planta seja mais que um simples gostinho bom no prato.
Nos Estados Unidos, um estudo da Universidade de Missouri, divulgado em Maio, mostrou que o salsão pode ajudar a proteger contra o câncer.
O salsão age da seguinte maneira: quando o tumor está em desenvolvimento, uma rede de vasos sanguíneos forma-se a seu redor para alimentá-lo. A apigenina bloqueia a formação desses vasos, atrapalhando a formação e crescimento do tumor.
A luteolina é outra substância do salsão que também traz benefícios para a saúde. Um estudo realizado pela Universidade de Illinois, publicado no ano passado, no Journal of Nutrition, comprovou a sua ação positiva. A luteolina reduz a inflamação que aparece com o tempo no cérebro dos idosos e leva a déficits de memória, problemas de sono e perda de apetite, melhorando assim o funcionamento cerebral e o bem-estar do idoso como um todo.
Além dos benefícios comprovados em laboratório, há aqueles já consagrados pelo uso, como: o salsão pode ser usado na forma de infusão ou suco concentrado como expectorante, anti-inflamatório e, no uso tópico, para reduzir edemas. Há também xaropes populares que usam a semente do salsão para aliviar a artrite reumatoide e a gota.
Salsão x Benefícios à saúde: As 7 principais ações desse vegetal no organismo
1- Reduz a pressão arterial: a capacidade de diminuir a pressão arterial esta ligada à sua grande concentração de potássio;
2- Fortalece o Sistema Imunológico: em razão do alto teor de vitamina C;
3- Ação diurética: rico em água e potássio, também favorecendo a prevenção de cálculos renais;
4- Ação antioxidade: reduz a produção de radicais livres também por causa da vitamina C, da cumarina e do limoneno;
5- Anticancerígeno e anti-inflamatório graças à apigenina;
6- Fortalece o sistema neurológico: devido à presença das vitaminas do complexo B;
7- Fortalece a Massa Muscular e Óssea: já que em sua composição temos quantidades significativas de cálcio, potássio e fósforo;
E mais…
Devido a presença de vitaminas e minerais o salsão possui ação tônica e, também, é protetor da pele devido a quantidade de vitamina A. Podemos citar outros benefícios como: melhora o apetite, previna a gota e diminui a acidez metabólica. Rico em fibras favorece a saciedade, o controle do colesterol e glicemia, além de melhorar o funcionamento do intestino.
Modo de Consumo:
O uso mais conhecido é o do talo, que pode ser ralado ou cortado em tiras para compor receitas de saladas, salpicão, tortas, quiches, assados com peixe, frango e carnes.
As folhas também vão muito bem como temperos de salada ou em caldos e sopas. Seu gosto é praticamente o mesmo do talo, mas menos acentuado. São mais ricas em vitamina A, enquanto o talo tem mais vitamina C.
Hás pouco tempo foram descobertos os benefícios culinários da semente da planta. As sementes são minúsculas cheias de listinhas e de cor castanho esverdeado. Têm um cheiro forte e são levemente amargas. Podem ser adicionadas nas massas para pães, saladas ou espalhadas sobre vegetais cozidos.