Cuidados e Tratamentos

O que é Cetoacidose Diabética: sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento

Share

A cetoacidose diabética é uma das conseqüências mais graves do Diabetes Mellitus. Ocorre em diabéticos tipo 1 e muito raramente no tipo 2, levando o paciente a óbito se não tratada.

O que é cetoacidose diabética:

Em uma pessoa que sofre de diabetes, o corpo consome a gordura se não houver insulina para que a glicose seja transportada para dentro das células e assim, usada como fonte de combustível (energia). Os subprodutos do metabolismo da gordura são as cetonas. As cetonas se acumulam no sangue e são eliminadas na urina. Uma condição chamada cetoacidose se desenvolve quando o sangue está mais ácido que os tecidos do corpo. As taxas de glicose no sangue se elevam a mais de 300 mg/dL como resultado de uma maior produção de glicose no fígado e uma menor absorção de glicose pelas células.

A cetoacidose diabética pode ser o primeiro sintoma de uma pessoa com diabetes Tipo 1 como resultado de uma infecção, trauma, ataque cardíaco ou cirurgia. As pessoas que têm diabetes Tipo 2 normalmente desenvolvem a cetoacidose se estiverem sob muito estresse. As causas de episódios recorrentes é geralmente o descuido da dieta e do tratamento.

Sinais e sintomas:

Os sintomas da cetoacidose começam com poliúria (urina em excesso) e muita sede associadas a fadiga importante, naúseas e vômitos. Também são sintomas: Dor ou rigidez muscular, respiração profunda e acelerada e hálito de frutas (Odor no hálito). Eventualmente apresenta estupor mental podendo evoluir para o coma.

Diagnóstico:

Para o diagnóstico existem testes de urina ou sangue capazes de determinar a quantidade de cetonas. O exame de urina fornece informações referentes aos níveis de cetona 2 a 4 horas antes da realização do exame e depende da pessoa conseguir produzir a amostra de urina. Para determinação Semi-Quantitativa de Cetonas e Glicose na urina pode-se utilizar as tiras Keto Diabur Test 5000 da Roche (0800 77 20 126). Para as determinação no sangue podemos utilizar as tiras FreeStyle Optium β-Cetonas que funcionam com o medidor FreeStyle Optium Neo da Abbott (0800 703 0128).

Para entendermos o significado dos resultados, devemos observar o quadro abaixo:

Tratamento:

O objetivo do tratamento é corrigir a taxa elevada de glicose no sangue, usando insulina adicional e repondo os líquidos perdidos por excesso de urina e vômito. Freqüentemente, uma pessoa com diabetes é capaz de reconhecer os primeiros sinais de aviso e fazer as correções adequadas em casa antes que esta condição leve o paciente ao coma.

Related Post

Tratamento Individualizado para Diabetes

O tratamento para diabetes é individualizado, o que funciona com seu amigo ou vizinho, pode não funcionar com você. A melhor maneira de você conseguir dominar o controle do diabetes é através do conhecimento.

Você deve conhecer seu corpo e suas condições de saúde. Conhecer os grupos alimentares e como eles impactam seus níveis de glicose no sangue, vão te permitir a fazer boas escolhas alimentares.

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

 

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Diabetes & Você – Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK D&V – ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.”

View Comments

  • Comprei seu livro, estou gostando muito, que sobremesas maravilhosas, vou diminuir a Coca zero, a minha hemoglobina glicada está em 7, por isso que a médica fala que está bom, muito obrigada Mônica

    • Estefânia,

      É muito bom receber um retorno positivo como o seu, isso prova que meu trabalho é valido e ajuda as pessoas. Nada me deixa mais feliz!

  • Mônica tenho o diabetes a 40 anos e antes era mais fácil controlar a glicose por quê?
    Hoje ela cai muito as vezes outras vezes sobe com a preocupação tive um primo que faleceu de hipo. Por isso tenho muito medo.

    • Leonardo, com o passar do tempo, seu metabolismo também altera, assim são necessários ajustes em seu tratamento.

  • Boa noite.

    como estive lendo sobre a cetoacidose diabetica como ela e cruel para o Diabetico tenho diabetes a 11anos e atualmente eu venho fazendo um relatorio de glicemia 6(seis) ou 8(oito) vezes por dia, de ponta de dedo e meus relatorios são crueis porque a subida e decida da glicemia e frequente e consigo deminuir a glicemia com insulina Rapida a LISPRO HOMOLOG, aplico tres vezes por dia a insulina NPH (novolin), e a minha meta ate esse dia 28/05/10 , estamos a 28 dias do mes e a minha glicemia utrapasou as 31 vezes que a glicemia passa de 300mg/dl como poderei rever essa terapia já tentei de tudo ?

    • Bom dia Rene,

      Somente seu médico pode alterar sua terapia de tratamento da Diabetes, entre em contato com ele para rever o seu tratamento.

      Atenciosamente,

      Mônica Amaral Lenzi
      Farmacêutica - Educadora em Diabetes
      Farmácia Doce Vida Ltda
      (47)3340 8502
      http://www.farmaciadocevida.com.br

Posts Recentes

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

É Possível Medir a Glicose Sem Furar o Dedo?

A importância do controle glicêmico para pessoas com diabetes tipo 2 reside na capacidade de prevenir complicações de saúde graves.… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais