É comum as pessoas se confundirem quanto aos valores de glicemia que indicam o diagnóstico de diabetes. Outro dia, li em um fórum na Internet a seguinte pergunta: “Qual o valor de referência da glicemia de jejum normal aí na sua cidade?” O valor de referência para glicemia em jejum normal é o mesmo em qualquer parte do mundo. Não há diferença. Os critérios de diagnóstico são indicados pela Associação Americana de Diabetes, e endossada, no Brasil, pela Sociedade Brasileira de Diabetes.
Veja a seguir:
Normal: glicemia de jejum entre 70 mg/dl e 99mg/dl e inferior a 140mg/dl 2 horas após sobrecarga de glicose.
Intolerância à glicose (chamado de pré-diabetes, uma condição reversível sobre a qual já publicamos aqui no blog Educação em Diabetes): glicemia de jejum entre 100 a 125mg/dl.
Diabetes: 2 amostras colhidas em dias diferentes com resultado igual ou acima de 126mg/dl. Ou quando a glicemia aleatória (feita a qualquer hora) estiver igual ou acima de 200mg/dl na presença de sintomas.
O teste de tolerância à glicose indica diabetes quando, após 120 minutos da ingestão de glicose, o resultado é igual ou acima de 200mg/dl.
Ainda não há consenso sobre a indicação do exame de hemoglobina glicada (o teste reflete efetivamente a média de controle glicêmico dos últimos 2 a 4 meses) para o diagnóstico de diabetes.
Mais sobre pré-diabetes e exames de diagnóstico:
– Pré-diabetes: andando na corda bamba
– Pré-diabetes: pode não ser uma doença, mas é a luz amarela
– Diabetes: exames para diagnóstico