Costumamos ser muito imediatistas. E essa mania de querer tudo para agora, para hoje, pode acabar com a nossa disciplina. Hoje, li no portal R7 a seguinte notícia: “Sedentarismo após 20 anos aumenta risco de diabetes”. Feita em Chicago, na Universidade Northwestern Univesrity, pesquisadores chegaram a conclusão que indivíduos que não se exercitam na fase adulta, correm sério risco de desenvolver diabetes. Foram analisaram 3.989 pessoas. A conclusão? Pessoas que não se exercitam a partir dos 20 anos, ou seja, quando entram na fase adulta, tem chances bastante elevadas de encontrar o diabetes tipo lá na frente. O recado é, se já completou 20 anos e ainda não começou a se exercitar, começa o mais rápido possível! Sugiro a leitura completa do texto, é só clicar aqui.
Na verdade, cada vez mais os estudos mostram a importância de nos mantermos ativos e de melhorar a nossa qualidade de vida. Precisamos fazer a nossa poupança da saúde. E o que podemos depositar nesta poupança? Trinta minutinhos de atividade física diária (podemos somar, por exemplo, três caminhadas de 10 minutos, duas de 15… não é difícil, é?), alimentação saudável, momentos de relaxamento pelo menos uma vez por dia (parar uns cinco minutos para nos darmos ao luxo de não pensar nada, de não fazer absolutamente nada), gentileza (porque geramos mais gentileza, e isso só faz bem para a alma). O que mais?
A minha conclusão é que Saúde é como previdência, quanto mais cedo você começar, melhor serão os benefícios lá na frente. Por isso, comecemos já!