fbpx
quarta-feira , 30 de outubro de 2024

Por uma futura geração saudável

Chegamos à reta final, estamos na véspera do Dia Mundial do Diabetes. Esta é a nossa semana, e como já falamos por aqui, o tema de 2012 é “Protegendo o Nosso Futuro”. E perguntamos a você: o que tem feito para proteger o seu futuro? O que tem feito para que você e seus filhos tenham um futuro saudável? Como será a relação das futuras gerações com a saúde, com a alimentação, com a adoção de hábitos saudáveis?

Estou de férias nos Estados Unidos. Tenho um filho de três anos e fico observando como é a alimentação por aqui. Em restaurantes, é quase impossível proporcionar uma alimentação próxima do que chamamos de saudável. As opções do menu infantil são pobres, limitadas, normalmente gordurosas e incompletas do ponto de vista nutricional. As chamadas refeições mais saudáveis se limitam a um prato de frango grelhado com brócolis e maça de sobremesa. E são pouquíssimos os restaurantes que oferecem. As outras opções menos saudáveis são frango frito com batata frita e macarrão com queijo.

Estamos há duas semanas aqui e todo dia ele pede um prato de arroz com feijão. Só se formos a um restaurante mexicano, mas aí temos outro problema: tudo é muito apimentado.

Por outro lado, em algumas regiões há todo um movimento por adoção de hábitos mais saudáveis: comida orgânica, menos fritura, incentivo à atividade física. Gosto muito de ir a um supermecado chamado Whole Foods. Lá, é tudo praticamente orgânico, e eles privilegiam os produtores locais. É possível escolher sua refeição, que é acondicionada em embagens para viagem (todas ecológicas), passar pelo caixa, e comer ali mesmo, num espaço reservado para este fim.

Existem alguns restaurantes mais sofisticados, e mais caros, que você consegue pedir um prato de adulto para criança, sem que venha apimentado.

Traçando um comparativo, confesso que talvez superficial, no Brasil, somos privilegiados por uma alimentação mais saudável e equilibrada. A impressão que tenho é que temos mais consciência da importância da alimentação para a nossa saúde. Somos mais versáteis, mais criativos e cuidamos, sim, melhor do nosso futuro em relação à saúde, e procuramos proporcionar um futuro mais saudável para os nossos filhos. E temos um potencial imenso nas futuras gerações desse nosso Brasil para propagar essa ideia para o mundo. Mãos à obra. Não estamos sozinhos. Juntos, fazemos a diferença.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Quem tem diabetes pode engravidar?

Se você veio até esse post deve estar em busca da resposta para a pergunta: …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"