Um pequeno estudo realizado com pacientes da Clínica Mayo Clínica Mayo, de Jacksonville, Flórida, e publicado em agosto na edição online do jornal HPB Surgery indica que sim.
Foram avaliados 14 pacientes que tiveram de se submeter à retirada total do órgão em razão de câncer ou cistos pré-cancerosos. Responsável pela produção da insulina – hormônio cuja função é manter a glicemia em ordem (ao fazer com que as células absorvam o açúcar para transformar em energia), o pâncreas não se mostrou um órgão vital nesses pacientes, que conseguiram controlar o diabetes por meio de injeções de insulina ou por meio de bombas de insulina. Antes do estudo, acreditava-se que o controle do diabetes seria muito difícil nesses pacientes.
O estudo comparou o grupo com outro de pessoas com diabetes tipo 1. Os controles dos dois grupos foi realizado da mesma forma, com injeção de insulina. Nenhum dos grupos teve dificuldade nos controles, ou complicações. “Essas descobertas podem reassegurar aos médicos e cirurgiões que a remoção total do pâncreas é razoavelmente segura e eficaz”, aponta o pesquisador sênior Michael Wallace, presidente da Divisão de Gastrenterologia e Hepatologia da Clínica Mayo de Jacksonville. “O que comprovamos nesse estudo é que, devido às admiráveis melhoras na terapia com insulina, os pacientes sem pâncreas podem controlar a glicemia de uma forma tão eficaz quanto o fazem os pacientes com diabetes do tipo 1”, explica Wallace.
A terapia de remoção pode ser mais segura, em alguns casos, do que preservar parte do pâncreas. A remoção evitaria recidivas. Pessoas com cistos pré-cancerosos que removem parte do pâncreas podem vir a desenvolver novos cistos na parte não removida.
Boa noite queria saber uma informação sim alguém tira o pâncreas total , e fica no CTI incomar, 2 mês saiu veio em embora depois deu hérnia volta pra cirurgia e retirar a hérnia e fica denovo entubado 1 mês sair , volta para casa sim passar 1ano meio mas vira e mexer da febre alta diarréia e dores abdominal, !!! Bom mais , essa pessoa comer xxtudo, e bebe cerveja sem álcool , comer qual quer horário em restaurante , está certo ou não alimentação dessa pessoa , há lembrado perdeu o pâncreas devido a bebida , teve perda total ao 43 anos !!! Estou preocupado devido dores abdominal e febre o que vcs acha e um amigo irmao
Gente, meu pai foi diagnosticado com cancer de pâncreas. Vai operar quarta-feira 18/03/2020 será realizada a cirurgia no Rio Doce em Linhares-ES . Ele tem 62 anos fumante e bebia. Emagreceu 20k . Li que a expectativa de vida é pouco depois da cirurgia. Lendo isso fiquei um pouco mais aliviada… depois comento como foi e como está sendo. Oremos!!!
Minha mãe teve cancer de pancreas , operou e fez algumas quimioterapias emagreceu bastante , mais hoje está curada só tenho uma coisa a te dizer tenha fé e creia na cura do seu pai , sei que aqui na internet quando procuramos só vemos relatos de pacientes com cancer de pancreas que não tiveram sucesso , mais pode ter certeza que pra Deus nada é impossível.
Tenho 41 anos e fui diagnosticado com Neoplasia neuroendocrina no pâncreas. A orientação médica é a realização de cirurgia para retirada de mais de 75% do pancreas e o baço. Confesso que o meu maior medo é como será minha vida apos a cirurgia. Os relatos aqui já são, é verdade, confortantes, mas ainda algumas duvidas continuam a assombrar a minha mente:
Quais restrições alimentares serão necessárias- açúcares e tb gordura? No dia a dia, o rendimento para as atividades fisicas ficara prejudicado? Sempre terei que levar comigo insulina?
Ferreira, tudo bem. Fui diagnosticado com também com Neoplasia neuroendocrina. Onde voê se trata.
Tenho 29 retirei 5cm do pâncreas mais o baço! Estava com trombose é um cisto de 5cm tive algumas complicações depois! Descobri que nasci sem o furo do pâncreas, ainda sinto dores nas costas e ombros! Não sei o que como é me faz sentir dores! Alguem mais?
Boa tarde
Fui diagnosticado com pancreatite cronica em fevereiro de 2018 devido ao alcool como fiz bariatrica anos atras agravou com a bebida, fiquei internado 2 vezes pois demoraram para identificar pois tive gordura no figado tbm, fazem 3 semanas que não sinto dor tomo CREON e FORFIG mais alguns complementos rs, mudei totalmente meus habitos alimentares não bebo mais nem refrigerante, somente sucos naturais, procuro comer tudo sem gordura mas é impossivel ja que algumas coisas não escapam disso, então partir para comidas a base de soja tipo vegana e estou me dando bem gostaria de trocar informações pois ainda tenho receio de comer algumas coisas……….blombardi30@hotmail.com.br
gente boa tarde. meu pai foi diagnosticado com câncer no pâncreas. os médicos disseram que não é mais possível a retirada ele esta com 4 cm, mas não tem metástase . gostaria de uma segunda opinião.
Carolina, boa noite.
Me Chamo Adriana tenho 43 anos e moro na cidade de Pirassununga SP, Vi seu comentário e fiquei com vontade de dividir o que passei, hoje faz 40 dias que fui submetida a uma pancreactomia, reitiraram 15 cm do meu pâncreas onde havia um tumor com exatamente 8 cm.
A cirurgia foi difícil e fiquei 4 dias na UTI, ainda aguardo resultados, mais o que eu posso te falar que eu estou bem, o médico me disse que eu nasci de novo, mais posso te dizer que o nome deste milagre é Deus, tenha fé que dará tudo certo.
Minha mãe descobriu um câncer de pâncreas ano passado , fez a cirurgia tmb ficou na uti , teve que realizar algumas quimioterapias, mais pela misericórdia de Deus hoje esta curada, senti vontade de escrever esse testemunho porque quando descobri o cancer dela eu vivia pesquisando sobre o câncer de pâncreas e só lia o quanto ele é letal , mais sei que pra Deus nada é impossível se minha mãe foi curada você tmb será, só ter fé!
Olá a todos!
Fui diagnosticado recentemente com PANCREATITE CRÔNICA.
Gostaria de trocar informações a respeito da convivência com esta enfermidade, pois tudo está me assustando.Tenho 58 anos de idade e sempre fui ativo, praticando futebol a minha vida toda. E, de repente, me vejo emagrecendo, com fortes dores, e muito triste, sem vontade de viver a vida. Somente penso nas consequências que virão. Leio tudo na net e fica pior ainda. Assim, gostaria de ouvir as experiências de quem convive com a enfermidade. Podem me escrever: José Maria ( littlejoebr2@yahoo.com.br – 11-96705-9146 – podem me adicionar no whatspp e nos falamos.) Muito obrigado a todos.
Se o pâncreas parar de produzir suco pancreático corretamente, o que devemos fazer?
meu pai está com câncer no pâncreas, falaram que não pode fazer cirurgia senão vai morrer na mesa. algum médico aqui para dar uma segunda opnião? mando os exames se precisar.
Bom dia meus caro, meu nome é Érico, passei por esse procedimento. Eu estava com o pâncreas totalmente tomado pelo câncer , além da retirada do mesmo, foram retirados o duodeno , metade do estômago e vesícula , neste caso além de insulina tenho que tomar um medicamento chamado “creon ” ( pancreatina) não se pode tomar a manipulada!!!!!! Esse medicamento é o responsável pela ajuda da digestão dos alimentos, visto que o pâncreas faz também o papel exócrino além do endocrino! Fiz minha cirurgia no AC Camargo em
São Paulo , vivo muito bem! Mais esse muito bem
Requer uma mudança de vida; atividades físicas sempre, moderação na comida , eu como açúcar , aliás como de tudo, moderado e sim tento evitar muito açúcar , porém eu como!! Nos primeiros 7 meses são terríveis , contagem de carboidratos , diarreias até regular o tanto certo de Creon, hj após 3 anos desde a cirurgia peso 80 kg , antes tinha 96 , pratico Jiu Jitsu , corro meia maratonas , musculação , nada super regrado ou metodicamente, faço nos horários que poço ! Ou seja viver sem o pâncreas da sim e é bem tranquilo depois que se aprende! Abraços espero ter ajudado com meu relato!
Erico, obrigada por dividir conosco a sua experiência!
Muito obrigado pela força que me deste…
Nossa,muito obrigada por dividir sua experiência. Fui diagnosticada com pancreatite crônica no mês passado após vários episódios de internação com amilase e lipase altas além de dores abdominais. Estou tomando creon 25mil mas minhas taxas continuam aumentando. Próxima semana retornarei a médica mas o que o José Maria escreveu acima é como eu me sinto atualmente. Busco tudo na Net e o sentimento de desânimo e depressão aumentam dia após dia. Lendo sua postagem me senti mais forte e com uma luz no fim do tunel. Muito obrigada
Meus Parabéns, Vi seu relato pois tirei parte do pâncreas e fico com receio de no futuro ter algum problema com órgão e ter que tomar insulina.
Que Tudo de muito muito certo para você. GUERREIRO.
ABRAÇOS
Bom dia,
Lindo de ver sua recuperação. Minha tia fará amanhã, retirada do pâncreas e tudo que envolve. Está preocupada, pois não consegue falar com ninguém que tenha passado por isso. Fiquei feliz de ver seu depoimento, se não for abusar e puder dar um conforto a ela falando como foi, ficaria imensamente grata.
Abraço
Matilde
Endereço de email foi errado.
Agora está correto.
Oi bom dia meu primo fez retirada total por causa de uma pâncreatite que teve e ñ cuidou está em coma na uti já fez dia eu ñ consigo informações correta um dia o médico diz ñ ter cura no outro me enche de esperança é muito difícil agora ele tem diabetes de 500 e febre quase ñ passa. Eles ñ fechou ele porque ainda falta concluir a cirurgia e quando da febre eles fazem limpeza nele á febre vai embora depois de dois dias volta. Ele está em americana sp
Oi, passei pelo mesmo procedimento que vc a 1ano e 3meses. como vc está tomando a pancreatina (creon), porque não s manipulada, quais horários ? Se puder me ajudar, agradeço.
Minha cirurgia foi complicada, levou 15 horas, e num período de um mês fora 4 cirurgia, entrei em coma, fiquei internado por um período de 1ano e dois meses.
Meu nome é Carlos, moro em Guarulhos, e fui operado no hospital 9 de julho em São Paulo.
Bom dia meu nome é Sandoval. Passei por essa mesma cirurgia final de novembro de 2018. Gostaria de saber se vc vez quimioterapia e durante o tratamento vc teve algum tipo de complicação.se pude a add. No Whatsapp 21 997346172. Tenho andado muito preocupado e hostaria de algumas informações. Obrigado
Olá José,, procure um psicólogo para te ajudar, fiz uma cirurgia no intestino delgado , devido a cancer há 5 anos atrás, fiquei internada 1 mês, com sonda, sem poder comer e agora estou bem, a mente ė o q mais complica td., precisei tomar anti depressivo, mas o animo voltou, e nao esqueca ė claro da Fé., agora estou com suspeita no pancreas, mas terei q enfrentar Boa sorte para nos! SILMARA
Oie, ajudou mto! Pode passar seu email? Minha mãe tem indicação dessa cirurgia. Há qto tempo vc retirou todo o pâncreas?
Minha irma disse q ps pancreas dela nao funciona mais por causa da diabetes é possivel
Cristina,
O Pâncreas além de atuar no controle dos níveis de glicose no sangue, através da secreção dos hormônios insulina e glucagon, ele ainda é responsável pela produção do suco digestivo, rico em enzimas, responsáveis pela digestão dos alimentos que ingerimos. Desta maneira, o pâncreas ainda funciona, mesmo quando temos diabetes.
Monica a mais ou menos uns seis meses, sinto muitas dores e repuchões como se fosse no fígado, ja fiz ultrassom de rim, visícula e o resultado deu gordura no fígado. eu continuo a dieta, só que glicose nunca volta ao que era 103 à121 sou diabética tipo 2, a 27 anos. Em marco 2015, fiquei muito mal. o diabétes estava em 408 fiquei ainda mais apavorada. Tenho procurada me controlar, faco teste cada 8 dias esta sempre oxilando em torno de 168 à 281. Meu médico orientou-me a tomar Cloridrato de Metformina, Ja estou tomando. Estou na verdade apavorada.
Abraco fico no aquardo de respostas
Ercilia,
Consulte com um endocrinologista para avaliar melhor esta sua glicose elevada.
Marina, vc não tem pâncreas e vive bem. Que ótimo. O cirurgião do meu marido não aconselhou a retirada total do pâncreas alegando que pode correr o risco de uma convulsão pela falta ou excesso de açúcar, disse que se tiver uma convulsão dormindo pode vir a óbito. A quanto tempo vc retirou o pâncreas, como vc controla a insulina. O que vc pode nos dizer para nos acalmar. Obrigada um abraço
Olá Edena!!
Me desculpe pela demora em responder seu comentário, eu não tinha visto ele antes!
Realmente o diabetes pela ausência total do pâncreas é de difícil controle, mas não é impossível!
Fiz a minha cirurgia há 5 anos, e nunca tive nenhuma crise grave…
Controlo alimentação, faço atividades físicas, uso todos e uso todos meus remédios com muita responsabilidade! Faço uma escolha diária por uma qualidade de vida, e até a São Silvestre (15km) eu corri!
Se quiser, entre em contato no meu e-mail e podemos conversar melhor!
ma3_@terra.com.br
Grande abraço!!
Nossa Marina você não tem Pâncreas e consegue viver bem.Como isso? Onde você operou?Gostaria de saber pois desde o ano passado,depois que fiz uma cirurgia comecei a sentir problemas no pâncreas,vivo com dor,má digestão,fezes claras e estou com um cisto no Pâncreas.Não posso comer nada com gordura.Vira e mexe estou passando mal.Esse seu depoimento me animou.
Olá Maria Helena!
Me desculpe a demora em responder, eu não vi seu comentário antes…
Sei que já se passaram vários anos, mas como vc está? Melhor??
Minha vida é muito boa, mas tomo vários remédios diários… Insulina e Creon (enzima que faz a absorção da gordura dos alimentos) não podem faltar NUNCA!
Se quiser, entre em contato comigo no e-mail, que podemos conversar melhor:
ma3_@terra.com.br
Grande abraço!!
eu gostaria de saber se a minha filha ela tem 14 anos tem diabetes a 5 cinco poderia fazer esta cirurgia ????
Denise,
Esta é uma pesquisa que esta acontecendo em um hospital na Flórida, EUA.
Muito bom esse post!
Eu sou um desses casos, e estou MUITO BEM!! 🙂
Marina você participa de algum grupo de familiares ou de pessoas que retiraram o pancreas, pois minha irmã fez esta cirurgia a 15 dias e gostaria de participar. Aguardo contato.
Oi Sônia, gostaria muito de conversar com você a respeito da cirurgia da sua irmã. Minha filha fez esta cirurgia esta semana, estou muito angustiada, querendo trocar informações !!
Você poderia entrar em contato comigo assim que puder ??
Meu e-mail :
anaflavia@agservi.com.br
Olá!! Me desculpe a demora em responder! Eu não vi o comentário antes!
Não tenho nenhum grupo, mas podemos montar isso!!
Eu tenho uma vida absolutamente normal, e com o passar dos anos, tudo só foi melhorando!
Já são 5 anos de cirurgia, e até já corri a São Silvestre depois disso! ☺️
Entre em contato comigo no meu e-mail e conversamos melhor:
ma3_@terra.com.br
Grande abraço!!
Olá Marina! Qual foi o motivo da retirada do seu pancreas? eu e minha família estamos muito aflitos com o aparecimento de um cancer no pancreas do meu pai, e nesse momento estamos procurando o máximo de informação para podermos ajulo nessa batalha. Obrigado!
OLÁ MEU PAI ESTAR COM CÂNCER NO PÂNCREAS E ESTAMOS MUITO PREOCUPADOS.
GOSTARIA DE TER MAIS INFORMAÇÕES