Logo após o diagnóstico, muitas pessoas retiram a pipoca do cardápio alimentar por acreditarem que o alimento é um veneno rico em sal, gorduras e uma imensidão de calorias.
Mas parece que estão bem enganadas, pois especialistas apontam que a pipoca é um alimento que pode ser muito útil a saúde, se preparada com certos cuidados e ingerida em condições favoráveis.
Os nutrientes do milho são preservados mesmo quando o grão estoura em altas temperaturas, dizem os nutricionistas. Outros benefícios são, também, observados: a pipoca promove melhor funcionamento intestinal, já que em uma única porção obtivemos 5 vezes mais fibras se comparada a mesma quantidade de alface, porém o efeito só acontece se o consumo for acompanhado de um líquido, dê preferência água ou suco, evitando refrigerantes, mesmo que dietéticos, pode também consumir com chás gelados.
Quando o milho é exposto a uma temperatura elevada, o grão se transforma em um floco branco e macio. Nesse novo formato é irresistível e mais gostoso, mas aos “experts” em saúde uma substância conhecida, como amido resistente chama a atenção! Como já sabemos, esse carboidrato atravessa, praticamente, intacto o trato digestivo, sendo assim não provoca repentinos picos de glicose sanguínea.
Quem ganha com isso? Especialistas sugerem que as pessoas que estão no grupo de risco do Diabetes tipo 2 são as que mais ganham com essa resposta.
De acordo com, pesquisa realizada em por cientistas da Universidade de Scranton, no Estados Unidos, os saldados, como a pipoca, que são feitos de grão e alguns cereais matinais contêm uma grande quantidade de substância antioxidante chamada de polifenóis, essa substância também é encontrada nas frutas, legumes e reduzem o risco de doenças cardiovasculares. Há, também, indicações na comunidade científica de que essas substâncias antioxidantes presentes na pipoca favorecem a prevenção do câncer.
Resumindo: Ao contrário, do que muitos pensam a pipoca não é um alimento proibido para o portador de Diabetes, pelo contrário é rica em fibras, contribui com a sensação de saciedade e melhores níveis glicêmicos, uma vez que o milho da pipoca é um cereal integral, com muitos benefícios, um deles é apresentar baixo índice glicêmico.
Uma Receita Saudável de Pipoca:
Em casa, para fazer uma pipoca mais saudável, não é necessário esparramar o óleo na panela inteira, é só colocar apenas quatro ou cinco gotas e basta para estourar os milhos. Primeiro, vale aquecer o óleo vegetal na panela e depois colocar o milho, assim ele estoura mais rápido.
Para ter mais acesso a outras receitas saborosas e saudáveis, clique aqui.
Atenção: É bom lembrar que a margarina e a manteiga não são indicadas para uso, porque saturam mais rápido que o óleo. Quanto mais saturada, pior para saúde devido à gordura trans. Se for consumir a de micro-ondas, prefira as sem sabores, que têm menos sódio.
Contagem de Carboidrato: Pipoca – 1 saco pequeno ou 1 xícara = 15g = 74 kcal = 8g de CHO
Conhecer os alimentos é a base do Controle do Diabetes
Você deve conhecer seu corpo e suas condições de saúde. Conhecer os grupos alimentares e como eles impactam seus níveis de glicose no sangue, vão te permitir a fazer boas escolhas alimentares.
A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.
Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Diabetes & Você – Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.
Tenho diabete que foi descoberta há 2 anos . Adoro pipoca e pesquisando receitas, descobri a pipoca feita no microondas sem nenhum ingrediente a mais.. E só colocá-la dentro de em saco de pão, de papel pardo e levar ao micro ondas com o prato forrado de papel toalha . Ligue em potencia média e programe para 3:60 minutos. Pronto! Retire do saco, coloque sal a gosto e ….bom apetite!
Ainda estou muito triste por ter descoberto que tenho essa doença. Ainda bem que poderei comer pipoca.
Tenho que aprender a controlar as crises de ansiedade que ando tendo desde que descobri a doença ?
Georgete,
Use este diagnóstico como oportunidade para mudar seus hábitos de vida.
Ahhhh que bommm. Adoro pipoca mas não como mais a q se compra em pacote p micro ondas pois vi na intetnet q faz mtooooooo mal.Entao faço assimmmmmm: pego um saco de papel pardo coloco 1 colher de sopa de milho e ponho no micro ondas por 3 minutos. Pronto ta pronta uma pipoca saudável sem nenhum veneno.Eh so colocar sal.
Boa dica!
Coma bastante , espere 2 horas e faça o teste de glicemia , se der abaixo de 110 , tudo bem , no meu caso aumenta muuiiito .
E quem tipo 1 pode?
Também pode, mas tudo com moderação e de preferência seguindo a receita do post.
nossa diante dessa noticia..cheguei a conclusao que vou mudar de médica….
Ela me cortou algumas coisas que já descobri acompanhando o site que posso sim comer…
Obrigada!!
Minha filha adora, mas eu só deixo no momento que vai tomar insulina, pois s come fora deste horário, a glicemia sobe. É normal. Ah ela tem diabetes tipo 1.
Ai que alívio, só que eu adoro pipoca doce e depois que elas estão pronta e quentes eu coloco Tal e Qual. Não fica maravilhoso, mais para mim é pipoca doce. Pode? Obrigada!
Agora posso comer pipocas sentindo total prazer! Obrigada pela dica.
Eu faço o contrário, deixo o milho fritar antes de fechar a tampa e começar a estourar. A pipoca fica muiiiiiiiiiiiito mais gostosa assim. Jogar o milho no oleo quente e já começar a estourar deixa ela com jeito de requentada.
Adorei saber disso,qual a criança não gosta de pipoca,vou contar para meu neto,ele vai ficar feliz !
Ufa!!! Me tirou um peso da consciência, adoro pipoca e estou sempre comendo, quando posso. Voiláaaaaaaaaaaaaaaa!!!