fbpx
sexta-feira , 8 de novembro de 2024

Pesquisa aponta que latinos são mais propensos a desenvolver diabetes tipo 2

Há ainda muito que se descobrir sobre diabetes. Pesquisadores em todo mundo estão empenhados em determinar fatores de risco e minimizar o impacto sobre essa população mais vulnerável. E nós vibramos com cada uma dessas pesquisas.

Nos Estados Unidos, o Instituto do Coração Cedars-Sinai, em Los Angeles está conduzindo um estudo que mostra que os latinos seriam mais vulneráveis a armazenar gordura no pâncreas. Um fator que pode prejudicar o funcionamento adequado do órgão e levar ao diabetes tipo 2.

A pesquisa, publicada na última semana na revista especializada Diabetes Care, comparou 100 indivíduos brancos, negros e latinos por volta dos 39 anos, de ambos os sexos, com um sobrepeso similar e que compartilham os mesmos sintomas de pré-diabetes. E concluiu que a gordura no pâncreas a que os latinos estão mais propensos leva à deficiência da produção de insulina. “Nem todas as pessoas com sobrepeso ou obesas desenvolvem diabetes, nem todas têm resistência à insulina. Se pudermos determinar quem é mais propenso a desenvolver diabetes e o por quê, podemos avançar na prevenção”, afirmou Richard Bergman, diretor do Instituo e um dos pesquisadores.

Caso não seja adequadamente controlado, o diabetes tipo 2 pode provocar graves complicações, como doenças do coração, problemas renais, amputações e cegueira. Em geral, o diabetes tipo 2 está associado a sobrepeso. O que acontece é que o organismo não consegue metabolizar o nível de açúcar no sangue. “Alguns indivíduos podem ser resistentes à insulina, mas não desenvolvem diabetes porque o pâncreas consegue compensar isso, secretando mais hormônio. Em outros, o pâncreas não consegue compensar a insulina, razão pela qual têm risco maior de diabetes tipo 2”.

Bom mesmo entender os mecanismo da doença e outros fatores para que o trabalho de prevenção seja cada vez mais eficiente.

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Primeira insulina produzida pela universidade de Toronto

Insulina, o “Elixir da Vida”, Completa 100 anos de Descoberta

A insulina, o “Elixir da Vida”, completa 100 anos de descoberta no dia 27 de julho …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"