Dois novos estudos envolvendo o pâncreas artificial para pessoas com diabetes tipo 1 foram apresentados no encontro anual da Associação Americana de Diabetes (ADA 2012), realizado na Filadélfia, no início do mês. Há mais de três décadas, pesquisadores estudam o mecanismo. Existem mais de dez estudos, em vários estágios de desenvolvimento, de acordo com Gary Steil, da Escola de Medicina de Harvard. Especialistas acreditam que dentro de 10 anos o pâncreas artificial será uma realidade.
O dispositivo é uma espécie de bomba de insulina mais avançada. Ela faz tudo sozinha, funciona exatamente como um pâncreas real. Quem tem diabetes tipo 1 convive diariamente com as aplicações de insulina ou usa a bomba, que fornece o hormônio por meio de um pequeno catéter inserido sob a pele. Das duas formas, a pessoa tem de calcular a quantidade de insulina que precisa com base na taxa de açúcar no sangue, na quantidade de carboidratos que vão ingerir, e o quanto de atividade física farão. Devem tomar cuidado para não errarem no cálculo e ter hipoglicemias ou hiperglicemias.
Com o pâncreas artificial a pessoa terá um sistema automatizado que consiste em um monitor contínuo de glicose, uma bomba de infusão e um medidor para calibrar e monitorar. Ter um pâncreas artificial significará ter um mecanismo de monitoramento dos níveis de açúcar no sangue, que sente quando o corpo precisa de insulina. Ele mesmo calcula a dose necessária, e aplica, sem que a pessoa fique controlando diretamente. Alguns dispositivos alertam quando os níveis estão elevados e basta a pessoa apertar um botão. Não é preciso fazer cálculo algum.
Para o pesquisador Henry Anhalt,, diretor médico em Animas, que está desenvolvendo um dos sistemas. “o pâncreas artificial será um avanço porque somente dois terços dos diabéticos tipo 1 consegue manter o açúcar em níveis recomendados durante todo o dia”. A longo prazo, o diabetes não controlado pode levar a complicações, como lesões oculares, insuficiência renal, e doenças cardíacas. O dispositivo também seria importante para diminuir os ricos de hipoglicemia noturna.
“O pâncreas artificial é um conceito maravilhoso e temos a ciência e a tecnologia para chegar lá, mas tem que ser perfeito. Os estudos apresentados na reunião deste ano são pequenos passos em direção a essa meta”, considera a presidente da Associação Americana de Diabetes, Vivian Fonseca, pesquisadora da Universidade de Tulane, em Nova Orleans. “Temos de ver como os dispositivos funcionam na vida real em oposição a ambientes de pesquisa artificiais”, pondera Fonseca, que não estava envolvida diretamente com os trabalhos.
Fonte: WebMD
Leia mais sobre o assunto no site da SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes
JESUS ABECOE TODOS ESSES ESTUDOS MEU FILHO FICOU DIABETICO AOS 10 ANOS HOJE ELE TEM 15 ANOS E JA ESTAR NO LIMITE AS VEZES SE RECUSA A FAZER AS GLICEMIAS ,AS MEDICACOES,A LUTA TEM SIDO GRANDE CONVERSO MUITO COM ELE FALO DAS COMPLICACOES ORA ELE ENTENDE E COLABORA ORA ELE NAO QUER NEM SABER SOFRO JUNTO COM MEU FILHO O GRANDE PROBLEMA SAO AS FURADAS REALMENTE NAO TEM QUEM AQUENTE VOU ORAR PARA QUE DEUS DE SABEDORIA E CAPACIDADE A ESSAS PESQUISA E CREIO QUE QUANDO SE CONCRETIZAR AI SIM O DIABETICO TERA UMA VIDA NORMAL DE VERDADE VAI DAR CERTO EM NOME DE JESUS
Teno diabetes tipo 1 a onze anos e não vejo a hora dessas pesquisas se tornarem realidade no dia dia dos diabéticos.
Já faço uso da bomba de infusão e desde então minha diabetes está muito mais controlada que antes, imagina só como não será com um pâncreas artificial.
Sonho maravilhoso, não vejo a hora 😉
a onde podesmos encontrar esse aparelho
Ana,
O pâncreas artificial é ainda um sonho, esta sendo pesquisado, mas não existe para comercialização.
preciso saber onde comprar e o preço do pancrea artificial obrigado
Claudio,
O artigo é sobre uma pesquisa que esta sendo realizada. Não temos estes dados para lhe fornecer.
Dr Luciana quando chegar no mercado essa pâncreas poderar ser utilizado para diabetes tipo 2 que usa insulina
Esse pâncreas será utilizado para todo tipo de diabetes 1 e 2
Sou diabética tipo MODY desde criança , há mais de 30 anos, recentemente fiz cirurgia bariátrica com desvio no intestino, dos 17 tipos de medicamentos que tomava , hoje só tomo 4, Qto ao diabetes tomava: Insulina Levimir, 2 Galvus, e 4 metformina, hj tomo 2 metforminas. Acho fantástico os avanços em relação a evolução das pesquisas, acredito que num futuro muito próximo o diabetes dexará de ser uma “epidemia”, hj tão sério que caso de saúde pública. Parabéns pelo blog e novidades em relação ao diabtes.
Kau,
Obrigada poer nos acompanhar!
Li que estão fazendo testes com a vacina BCG para a cura da diabetes. Vcs sabem alguma coisa a respeito?
Em relação a este pâncreas artificial vai usar os dois tipos de insulina?
Minha filha tem 9 anos e a um ano apresentou a Diabete Mellitus, mantém niveis médios de glicemia que variam de 80 a 140. As altas incidências (acima de 180) correspondem a 10% das medições. Qual a chance de contrair estas doenças relatadas agora?
Manoel,
Você pode ler sobre a relação da vacina BCG e Diabetes em nosso blog clicando aqui.
O pâncreas artificial foi um estudo publicado no último congresso da Associação Americana de Diabetes, quando tiver mais novidades, postaremos em nosso blog.
hola tengo diabetes 1 desde hace 37 años ya porfavor saquen algo para estar mejor con la diabetes eso del pancreas artificial me alegro mucho por que yo me inyecto 5 veces al dia la insulina y paraq mi y mucos compañeros seria muy practico el pancreas.de que laboratorio es el pancreas porfavor ya haganlo urge estar mejor con la diabetes y llevar la vida mas facil,un saludo desde guadalajra jalisco mexico gracias por su atencion al contestarme
já posso comprar o pâncreas artificial? a onde? obrigado
Sergio,
O Pâncreas Artificial encontra-se em fase de pesquisa. Não é comercializado.
Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as pesquisas existentes no mundo do Diabetes.
Boa noite, gostaria de saber se o pancreas natural ja tem no mercado ou ainda só está em estudo, tenho 22 anos e tenho diabetes a 4 anos diabetes tipo 1. Aguardi retorno. Obrigada
Bruna,
O Pâncreas artificial ainda se encontra em fase de pesquisa.
maravilhosa noticia, pena k ainda tem k se esperar tanto…para kem tem a doença e vive os transtornos k ela causa é dez anos é muito tempo…mas pelo menos é uma realidade próxima…