Rica em açúcares, gordura e sal, a dieta do brasileiro é caracterizada por deficiências de nutrientes como vitaminas, antioxidantes, zinco e selênio.
É importante ter a consciência que a alimentação pode e deve ser otimizada em busca de efeitos protetores ao nosso organismo.
Nesse sentido, a utilização de algumas especiarias e ervas para temperar saladas, por exemplo, podem prevenir e aliviar problemas, assim como o uso de vinagre e ervas no preparo dos alimentos, pode ser uma ótima alternativa para diminuir a quantidade de sal utilizado.
Azeite de Oliva: Versátil e saboroso é rico em energia e auxilia na absorção de várias vitaminas, além de compor a estrutura celular. Mesmo assim seu consumo não deve ser alto, mas comedido, já que é altamente calórico. Rico em vitamina E, gordura monoinsaturada e fitoquímicos, que protegem o sistema cardiovascular, ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Evitam episódios de Acidente Vascular Cerebral (AVC), câncer de cólon e de mama. O processamento do azeite diminui o seu conteúdo nutritivo, use azeite menos processado ou extravirgem. Todas as gorduras, de origem animal ou vegetal, possuem a mesma densidade energética de 09 Kcal/g. Assim como os demais óleos vegetais, o azeite de oliva é composto principalmente por ácidos graxos insaturados (mono ou poli-insaturados), a diferença, no entanto, está na concentração das moléculas. O óleo de oliva possui mais de 40% de ácidos graxos monoinsaturados, por isso pode ser incluído na lista de “óleos bons”.
Vinagre: Proporciona uma maior sensação de saciedade após as refeições e quase não contém calorias. Uma porção de três colheres de chá/dia é recomendada, e podem reduzir reações da glicose no sangue.
Alho: Tem ação antibacteriana e antifúngica, age como anti-inflamatório e reduz o risco de doenças cardiovasculares. Para ativar o seu poder nutricional, após cortá-lo e amassá-lo, deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de cozinhar.
Cebola: O cozimento e a alta temperatura pouco modificam as suas propriedades. Rica em vitaminas B1, B2, C, e em antioxidantes, tem ação anti-inflamatória e reduz a pressão arterial.
Orégano e Manjericão: Com propriedades antioxidantes, devem ser utilizados no lugar de temperos industrializados que, na maioria, são ricos em sódio;
Pimenta: De acordo com estudos recentes, elas podem ainda agir como anticoagulante, além de ser fonte de betacaroteno, vitamina C e antioxidantes.
Salsa: Apresenta em sua composição, minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio, enxofre e magnésio. É fonte de betacaroteno, vitamina C, complexo B e ácido fólico, além de possuir função diurética e antiflatulenta.
O consumo de alho cru pode causar azia;
Devido ao seu alto valor calórico, o consumo do azeite de oliva extravirgem deve ser feito com moderação.
O consumo de vinagre deve ser restringido para pessoas com gastrite ou úlceras gástricas.