No verão o consumo de frutas aumenta e os benefícios para o corpo são muitos. Separamos para você algumas frutas com propriedades benéficas ao organismo, que já utilizamos em várias receitas elaboradas pela nossa Chef Diet Sabina.
Conheça as frutas que vão lhe ajudar a manter o bom humor, a disposição e a glicose sanguínea em quantidades adequadas.
Frutas laxativas – Tanto a laranja quanto o mamão possuem propriedades laxativas, ou seja, que ajudam a “soltar” o intestino. O mamão possui uma enzima conhecida como papaína que confere essa propriedade. Ainda apresenta fibras solúveis, principalmente pectina, que ajuda a retardar o esvaziamento gástrico, redução do colesterol, melhora do transito intestinal entre outras funções importantes para nosso organismo. Ainda a laranja e o mamão possuem vitaminas A e C que são antioxidantes, prevenindo o aparecimento de doenças como câncer, envelhecimento, obesidade, e ainda ajudam a melhora o bronzeado. A dica ainda é consumir em jejum, pela manhã, para melhora o funcionamento do intestino, pois pela manha nosso intestino apresenta maior motilidade.
Frutos estimulantes – O cupuaçu é um fruto nativo e cultivado na Amazônia, que pertence a mesma família do cacau. Apresenta quantidades significativas de cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, vitamina B1, B2, B3 e vitamina C. Pode apresentar em torno de 0,5 a 1,89% de fibras na polpa do fruto. Ressalta-se a quantidade da fibra pectina, que contribui para retenção de água e formação de gel, melhorando o tempo de esvaziamento gástrico, mantendo a glicemia mais estável. Possui teobromina, uma substancia com propriedades estimulantes do organismo, melhorando a disposição e acelerando o metabolismo. Em comparação ao cacau, o cupuaçu apresenta mais vitamina C, potássio e lipídeos, e menos carboidratos.
Fruto protetor do coração – O abacate já foi vilão das dietas por conter muita gordura, entretanto, esta gordura é uma gordura boa para nosso corpo, que auxilia na prevenção de doenças cardíacas e até mesmo no emagrecimento. Vale reforçar também que o abacate é uma fruta rica em fibras! Sim, contem quase a mesma quantidade que a goiaba branca, goiaba vermelha, caqui chocolate e tamarindo. As demais frutas que costumamos consumir contem quase 2x menos fibras (comparado em 100g). A quantidade de gordura do abacate auxilia na redução do índice glicêmico da receita, pois a gordura retarda o esvaziamento gástrico, fazendo com que a absorção da glicose aconteça lentamente, diminuindo as chances de picos de glicemia.
O caju apresenta polpa com quantidades significantes de vitamina C, betacaroteno, além de possuir flavonóides como a quercetina e antocianina, e compostos fenólicos como o beta-sitosterol, presente também no abacate. A quercetina apresenta propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e antiproliferativas relacionadas a alguns fungos e bactérias. Já o beta-sitosterol possui propriedade hipocolesterolemiante, prevenindo doenças cardiovasculares.
Fruta do bom humor – A banana é um alimento rico em minerais como cálcio, potássio, vitaminas do complexo B e o aminoácido triptofano. O triptofano é precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pelo humor, alterações no sono e melhora os sintomas da TPM. Outras fontes de triptofano são o cacau, damasco e as leguminosas.
Fruta adoçante – A maçã é usada para ajudar a “adoçar” preparações como bolos, sucos e sobremesas. É uma fruta de baixo índice glicêmico, fonte de uma fibra solúvel chamada pectina. As fibras solúveis tem propriedade de viscosidade, onde formam um “gel” no estomago, que auxilia a retardar o esvaziamento gástrico, promove saciedade, previne picos de glicemia melhorando a absorção da glicose, melhora o transito intestinal e ainda possuem efeito hipocolesterolemizantes, ajudando a baixar o colesterol da corrente sanguínea.
Fruta digestiva – O abacaxi é uma fruta de médio índice glicêmico, que apresenta quantidade significativa de vitamina C e fibras. O principal destaque do abacaxi vai pra uma enzima conhecida como bromelina, que ajuda na digestão das proteínas. Portanto um suquinho de abacaxi após o almoço é super indicado para melhorar a digestão.
Frutas antioxidantes – Frutas amarelo – avermelhadas são fonte de betacaroteno e flavonóides, ambos antioxidantes. É o betacaroteno que dá a coloração amarela para os alimentos de origem vegetal. Como é precursor da vitamina A, podendo ser convertido na vitamina A ativa, não gera toxicidade. O excesso pode ser percebido pela pigmentação amarelada das palmas de mão e pés, principalmente. Quando o consumo de alimentos fonte de betacaroteno é diminuído, esses sinais desaparecem. Além de ser antioxidante, o betacaroteno ainda auxilia na visão, ativação da melanina na pele reforçando o bronzeado e prevenindo o envelhecimento.
As frutas de coloração roxa – avermelhadas também são ótimas fontes de antioxidantes. A principal substancia encontrada nesses alimentos é a antocianina, encontrada em amoras, mirtilo, framboesa, morango, açaí, repolho roxo, beterraba, uva, berinjela, jabuticaba, entre outros.
O Blueberry ou mirtilo é a mesma fruta. Possui propriedades muito interessantes principalmente por possuir compostos fenólicos como a antocianina (que confere a cor roxa a fruta) e o resveratrol. Como essas duas substancias apresentam propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres, auxilia na prevenção do envelhecimentos precoce das células, previne problemas de visão, melhora a circulação sanguínea, previne doenças cardíacas, câncer e atua como antiinflamatório. O consumo do mirtilo por diabéticos é recomendado, pois além das propriedades referidas, ainda auxilia na redução da glicose sanguínea. O consumo regular desta fruta ajuda até na melhora da disposição! A quantidade por dia não é estipulada, mas gosto de indicar em média de 3 vezes na semana a quantidade de 100g de mirtilo, podendo ser consumo nas mais diversas formas.
As ameixas, morangos e cerejas são frutas vermelhas que contém quantidades de substancias antioxidantes que auxiliam na prevenção de diversas doenças como, pressão alta, diabetes, problemas cardíacos, inflamações, prevenção de diversos tipos de câncer, envelhecimento e melhora do sistema imunológico. Ainda contem ácido elágico, um composto que auxilia na prevenção do câncer. São muitos os benefícios, portanto o consumo regular de frutas vermelhas é indicado. Pode ser consumida em receitas ou in natura, porém quanto menos processado o alimento, mais estará conservada a substancia antioxidante. Indica-se a quantidade de ½ xícara de frutas vermelhas por dia para obter-se a quantidade de antioxidantes adequadas advinda destas frutas.
Até mais!