O Victoza® (liraglutida) é um fenômeno, seja pela eficácia no tratamento – que alia o controle do diabetes tipo 2 e emagrecimento, seja por sua fama – o medicamento foi capa da revista semanal de maior circulação do país. Os posts mais comentados aqui do blog são os que têm como tema o Victoza. Foram tantos os comentários que o blog Educação em Diabetes foi parar no Observatório da Imprensa, que analisou o efeito da divulgação na revista e a procura pelo medicamento.
O Victoza foi lançado em junho do ano passado pela Novo Nordisk, como o primeiro análogo de GLP-1 de dose única diária, injetável. O medicamento representa uma revolução no tratamento do diabetes tipo 2, já que os estudos clínicos apontaram resultados além do controle do açúcar no sangue, como controle da pressão arterial sistólica dos e redução de peso em diabéticos tipo 2. Redução de peso? Foi exatamente esse o motivo de tanto sucesso e polêmica, já que muitas pessoas passaram a usá-lo, única e exclusivamente, com o objetivo de perder peso. Ou seja, pessoas que não tinham indicação para o medicamento, já que não tinham diabetes tipo 2, passaram a fazer uso do medicamento.
O que provavelmente contribuiu ainda mais para uma procura exagerada pelo Victoza, que chegou a faltar nas prateleiras das farmácias, foi que, no ano passado, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (Anvisa), proibiu a comercialização dos chamados inibidores de apetite ou emagrecedores. A Agência propôs o cancelamento do registro de todos os derivados anfetamínicos, permitindo apenas a manutenção da sibutramina, com diversas restrições sanitárias. Essa foi outra polêmica no setor. A comunidade médica, em especial os endocrinologistas, representados pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), se posicionaram contra a ação da Anvisa.
Sobrou para o Victoza. E faltou Victoza, o que gerou revolta nas pessoas que procuravam o medicamento para melhorar o controle do diabetes tipo 2. O blog Educação em Diabetes se manifestou, esclarecendo as pessoas sobre o uso correto do medicamento, como você pode ler aqui. A Anvisa também soltou uma nota em que alertava que o “novo medicamento, destinado para pacientes com diabetes tipo 2, não é indicado para perda de peso”.
“O medicamento é destinado ao controle glicêmico em pacientes adultos com diabetes mellitus tipo 2, e precisa ser associado com dieta e atividade física. Ele deve ser administrado uma vez ao dia (como monoterapia) ou como tratamento combinado com um ou mais antidiabéticos orais (metformina, sulfoniluréias ou uma tiazolidinediona), quando o tratamento anterior não proporciona um controle glicêmico adequado.”
Ainda segundo a Anvisa, o uso do Victoza por pessoas não diabéticas pode oferecer riscos à saúde. Dentre os efeitos colaterais listados na bula do Victoza estão hipoglicemia, dores de cabeça, náusea e diarréia (mais frequentes) e ainda pancreatite, desidratação e alteração da função renal e da tireóide.
Passada a polêmica, queremos saber, você, que tem diabetes tipo 2, usou o Victoza? Qual tem sido o resultado? Deixe aqui o seu comentário.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia os posts:
– Victoza: novo medicamento para tratamento do diabetes tipo 2
– Victoza: nova arma para perda de peso
– Esclarecimentos sobre o Victoza (liraglutida)
– Anvisa alerta sobre o risco do uso inadequado do Victoza
– Efeitos do Victoza (liraglutida) no tratamento da obesidade
– SBD e o posicionamento sobre liraglutida e revista Veja
– Medicamento para tratar diabetes é contra indicado para emagrecer
**
Todos os direitos reservados 2012 ©
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais
View Comments
Boa tarde , gostaria de saber das vantagens que a Victoza tem sobre a Lantus ,pois sou usuario da Lantus e estou pensando em conversar com minha medica sobre o assunto,pois acompanho certos comentários de pacientes.
Nunca usei e gostaria demais de poder, mas não tenho condições de comprá-lo, apesar de ser diabética tipo II há mais de 12 anos.
Uso diariamente a victoza e 1 comprimido de metformina 850.estou ate me oferecendo de vez em quando um pedacinho de bolo e nao tem dado nenhum problema.
gostaria de saber das interações do uso de victoza com rivotril(clonazepam) e venlaxim(venlafaxina), sou portadora de sídrome do pânico e faço uso dessas drogas diariamente, estou muito acima do peso e meu exame de glicemia de jejum está sempre no limite. Será que eu poderia usar victoza?
Samara,
você deve avliar a possibilidade de usr o Victoza com seu médico. Somente ele esta apto a te prescerver qualquer medicação.
onde posso ver preço devictoza? como faço p comprar? nessa caso posso parar c o uso de insulina?
Soraia,
Somente como uma avaliação de seu médico, você pode saber se é possível não mais usar insulina.
Para comprar Victoza, clique aqui.
Uso diariamente o Victoza e ele realmente cumpre o que promete.