fbpx
sexta-feira , 8 de novembro de 2024

Novo dispositivo colocado no intestino ajuda no tratamento de diabéticos do Tipo 2

Esta semana eu vi uma notícia que chamou-me a atenção. Se tratava de uma nova técnica cirúrgica já sendo realizada em São Paulo, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que consistia em implantar no duodeno um dispositivo impermeável chamado “endobarrier” cuja função seria excluir essa parte do intestino no processo de digestão. Este dispositivo faria com que o duodeno deixasse de produzir hormônios permitindo assim, ao pâncreas, melhorar a produção de insulina. Ainda de acordo com a notícia, ao longo de um ano, 75% dos pacientes submetidos a esta operação obtiveram uma redução significativa em seus índices de glicemia.

Este método fora desenvolvido com base na cirurgia bariátrica, porém se demonstra bem menos invasivo, pois pode ser realizado através de uma simples endoscopia ou videolaparoscopia. De acordo com um dos médicos desenvolvedores desta técnica, Dr. Almino Ramos, “para casos menos graves e iniciais de diabetes é mais indicado fazer por endoscopia, que é a opção menos invasiva. Já os casos mais complexos, onde há muito excesso de peso, o ideal é fazer a operação por vídeo”.

Esta novidade é uma ótima notícia, mas ainda não saberia dizer quando estará acessível para todos. Certamente não faltarão candidatos para serem submetidos a esta técnica, uma vez que inúmeros diabéticos do tipo 2 estariam qualificados a este procedimento. Para muitos pacientes, a cirurgia seria mais recomendada que o uso das medicações atualmente existentes, claro, conforme a opinião do médico de cada um.

Nunca é demais lembrar que a melhora dos sintomas do diabetes tipo 2 depende, principalmente, do próprio diabético. Uma dieta adequada, exercícios físicos e hábitos saudáveis deveria estar na agenda diária de todos.

Será que algo ou alguém precisa controlar o nosso corpo? Como estou neste momento? Como está a minha vida?

A saúde de cada um caminha de acordo com a sua maneira de viver, por isso uma ou duas vezes ao dia faça algo para si mesmo. É fundamental para a promoção de nosso bem estar ao menos uma leve caminhada, ouvir uma música ou ler um livro para relaxar. Presenteie-se diariamente com estes pequenos prazeres.

Eu não posso controlar o futuro ainda, portanto tenho que viver o presente calmamente e com um passo de cada vez. Se eu conseguir mudar o meu dia-a-dia nas pequenas coisas, em breve a mudança terá sido suficiente para perceber os benefícios em meu corpo.

E o que ganho com o controle da minha saúde? – Disposição para fazer o que quiser.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Primeira insulina produzida pela universidade de Toronto

Insulina, o “Elixir da Vida”, Completa 100 anos de Descoberta

A insulina, o “Elixir da Vida”, completa 100 anos de descoberta no dia 27 de julho …

Um Comentário

  1. Boa tarde seria otimo se essa cirurgia fosse liberado mais rapido possivel pois a muita medicação envolvida
    para tratamento da diabetes. Se que o governo ganha essa quebra de braço.
    Eu acredito que ja existe outras curas mas?

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"