Uma breve passada para dar boas notícias…
Vários países se mostram interessados em exame genético desenvolvido no Porto para detecção da Diabetes Mellitus. A seguinte anáslise detecta risco de uma pessoa vir a desenvolver Diabetes e permitindo o início do tratamento, ate mesmo, antes dos órgãos serem afetados.
Pela primeira vez, a nível mundial, O Jornal de Noticías, escreveu nesta semana sobre as inovações cientificas no diagnóstico da Diabetes. O Jornal relata ser possível fazer um teste genético capaz de detectar a predisposição de um indidívuo para a Diabetes. Melhor dizendo, com uma simples análise da amostra de sangue ou de saliva do indivíduo, fica agora a saber-se se determinada pessoa corre ou não risco de vir a desenvolver a doença, o que permite iniciar o tratamento antes da doença acometer órgãos alvos: rins, córnea, pâncreas, nervos.
O teste foi desenvolvido pelo laboratório CGC Genetics,em colaboração com o Hospital de São João, no Porto. Ainda não “validado”, já está a despertar a atenção em todo o mundo.
Segundo o Jornal de Notícias: “O teste começa a ser disponibilizado em Portugual e Espanha em em breve, deverá entrar no mercado norte-americano. Países como Dinamarca, Itália, Suiça e Turquia também estão interessadas”.
A descoberta científica assume, em especial, uma importância extrema a saúde publica, porque, como sabemos, a Diabetes é considerada uma epidemia mundial.