Hoje, trago como destaque aqui no blog Educação em Diabetes, a notícia de que o Prêmio Nobel de Medicina de 2012 está indiretamente ligado ao diabetes. O médico e pesquisador, Dr. Eduardo Couri, escreveu sobre o assunto no site da Sociedade Brasileira de Diabetes. Foram dois os pesquisadores premiados: o britânico John B. Gurdon e o japonês Shinya Yamanaka. Ambos, embora separadamente, trabalham o mesmo tema: células-tronco iPS (células-tronco pluripotent induzidas), que podem vir ajudar pessoas tanto com diabetes tipo 1 quanto com diabetes tipo 2.
No texto, Dr. Couri relaciona todos os prêmios Nobel de Medicina que estão direta ou indiretamente ligados ao diabetes. Até hoje, foram 10 vezes que isso aconteceu. O que nos traz esperança de que avanços significativos no tratamento podem estar por vir, nos mostra que há, sim, pessoas comprometidas com a cura do diabetes no mundo.
Sou diabética há 16 anos; sou insulino dependente. Fico muitíssimo feliz que haja pessoas engajadas nesta luta: a cura do diabetes. Que Deus os ilumine, dando-lhes muita sabedoria para que continuem suas pesquisas e que se tornem realidade. Forte abraço com esperança de cura.