MITO. Apesar das Gorduras não terem efeito imediato nos níveis de glicose sanguínea, não são, nutricionalmente, consideradas de consumo livre pelos diabéticos. Uma refeição rica em gorduras retarda (atrasa) o tempo da digestão e torna mais difícil o trabalho da insulina, causando um aumento de glicose no sangue horas após sua refeição, ou seja, causando uma hiperglicemia tardia.
Outro problema ligado ao consumo excessivo de gorduras pelos diabéticos está relacionado aos níveis de colesterol. A maioria das pessoas com Diabetes foca-se em evitar doces, açúcares e carboidratos achando que são os únicos a fazerem mal para sua saúde. Então se sentem livres para alimentar como quiser com alimentos gordurosos, porém esquecem que o aumento do nível de colesterol poderá causar complicações futuras em seu quadro diabético e acarretar prejuízos maiores, pois aumentam o risco de desenvolver placas de ateroma, ocorrência de ataque cardíaco ou derrame.
As gorduras maléficas ao organismo são chamadas de gordura saturada e gordura trans e devem ser limitadas, tanto quanto possível. Essas formas de gorduras são encontradas nos seguintes alimentos: manteiga, margarinas, queijos, principalmente amarelos, óleos e molhos prontos para salada, gordura das carnes, leite integral, salgadinhos e fast foods, frituras.
Recomendação nutricional
Evitar: Alimentos gordurosos e industrializados, salgadinhos, preparações fritas, leite e seus derivados integrais, manteiga, consumo excessivo de óleos na cocção, banha, toucinho, torresmo.
Dar Preferência: Preparações grelhadas, cozidas ou assadas, leite e derivados desnatados, azeite de oliva extra virgem, óleos vegetais como canola para cocção.
Por favor, não informe sem pesquisar. Óleo de Canola e vegetais são verdadeiros venenos.
Você são pesquisadores, são químicos, são doutores. Por favor, informe o que é verdadeiro. Obrigado.
Oleo de canola ,grande enganacao.