Mito! A verdade é simples: Não importa qual a fonte do carboidrato e sim a sua quantidade, em gramas.
A alimentação do paciente diabético varia de acordo com o tipo do seu tratamento e da quantidade de açúcar permitida. Todos nós sabemos que, o “açúcar” não é o único alimento que contém açúcar, propriamente dito. Os alimentos fontes de carboidratos são digeridos na forma de açúcar, ou melhor, de glicose. Este grupo é composto pelos seguintes alimentos: massas, arroz, batata, mandioca, milho, pães variados e cereais.
O tipo de carboidrato ingerido (complexo, simples ou integral) influencia na velocidade em que a glicose aumenta no sangue, mas a quantidade de carboidratos ingerida influencia ainda mais na glicemia.
Como qualquer pessoa, o diabético deve evitar alimentos que contenham muito açúcar e pouco nutriente, pois são alimentos de calorias vazias. O consumo excessivo deste tipo de alimento facilita o ganho de peso.
Seja qual for à fonte, consumir grandes quantidades de carboidratos prejudicam o tratamento, pois aumentam a glicemia e piora o controle glicêmico, então o melhor, como sempre, é ter moderação, essa dica vale para qualquer pessoa.
Atenção: É bom ficar atento aos produtos diet, pois alguns não possuem açúcar na sua composição, mas podem possuir a mesma quantidade de carboidratos que um produto comum, ou seja, com açúcar. Nesse caso a escolha o que achar mais saboroso.
Exemplos:
Açúcar Comum = 1 colher de sopa = 15g = 58 Kcal = 15g de CHO
Iogurte com Mel = 1 pote = 100g = 98 Kcal = 15g de CHO
Mexerica = 1 unidade média = 135g = 59 Kcal = 15g de CHO
Pão de Forma Tradicional = 1 fatia = 25g = 70 Kcal = 15h de CHO
Brigadeiro Comum = 1 unidade pequena = 10g = 36 Kcal = 6g de CHO
Brigadeiro Diet = 1 unidade pequena = 10g = 25 Kcal = 4g de CHO
Muito interessante e esclarecedor esse informativo !!!!!!!!!!!!!!