Aplicar insulina e outros medicamentos agora ficou mais fácil. A Meditronic trouxe para o Brasil o I-Port-Advance, um dispositivo para aplicação subcutânea (gordura que se localiza entre a pele e o músculo) de medicamentos.
O I-Port-Advance reduz o número de injeções com o incômodo de perfurações de agulhas, reduzindo a dor, a ansiedade e o desconforto. Muito apropriado para quem tem necessidade de múltiplas aplicações diárias de medicamentos injetáveis, como as pessoas com diabetes.
Segundo pesquisa publicada no jornal da Associação Americana de Diabetes, o I-Port-Advance não só melhora a adesão ao tratamento no caso de pacientes com diabetes do tipo 1, como reduz os quadros de hipoglicemia e a necessidade de hospitalização.
Para saber mais sobre hipoglicemia, clique aqui.
Para quem o I-Port-Advance é indicado?
Ele atende a necessidade das pessoas com diabetes em todo o mundo, especialmente aquelas em terapia de múltiplas injeções diárias que têm ansiedade relacionada à agulha, hematomas e cicatrizes ou dor e desconforto ao injetar seus medicamentos, como as crianças com diabetes tipo 1, por exemplo.
Faça uma conta comigo: quem tem necessidade de aplicar insulina 3 vezes ao dia, teremos 90 picadas a cada mês, que com o uso do I-Port-Advance será reduzida para 10 picadas mensais. Após instalado, o I-Port-Advance pode ser utilizado por 3 dias, após este período deverá ser substituído por um novo.
Veja abaixo quem deve considerar o uso do dispositivo:
- Aqueles recém diagnosticados com diabetes tipo 1 e não estão prontos para uma bomba.
- Se você tem diabetes tipo 2 e toma insulina esta é uma ótima maneira de melhorar a transição.
- Qualquer um que experimente os desafios emocionais de agulhadas como medo, ansiedade e estresse.
- É especialmente benéfico para as crianças e seus entes queridos, que costumam ter ansiedade quando é hora aplicar a insulina.
Você Sabe Qual o seu Tipo de Diabetes?
Conheça abaixo os benefícios do I-Port-Advance:
- Promove impacto positivo na diminuição do número de picadas.
- Fácil de usar, tanto na instalação como na hora da aplicação da insulina.
- Não compromete as atividades diárias do paciente que pode tomar banho ou nadar, sem precisar removê-lo.
- Possibilita maior adesão ao tratamento.
- Reduz em até 93% o número de picada por mês.
Como se usa o I-Port-Advance?
O i-Port Advance é um dispositivo pequeno, circular, discreto, do tamanho de uma moeda que permanece na pele do usuário. Quando o i-Port Advance é aplicado, uma agulha de inserção guia um tubo minúsculo e flexível sob a pele. Uma vez aplicada, a agulha de inserção é removida e apenas um minúsculo tubo mole permanece abaixo da pele, atuando como porta de entrada da medicação no tecido subcutâneo. Quando o i-Port Advance é aplicado, a agulha de uma seringa ou caneta é usada para distribuir a medicação pelo dispositivo, guiada pela cânula e sem perfurar a pele. Uma camada adesiva permite que o i-Port Advance se prenda à pele e mantenha o pequeno dispositivo no lugar.
Ele pode ser usado tanto para aplicações que utilizam seringas, como canetas, desde que o comprimento da agulha seja de 5 mm a 8 mm.
A terapia é isenta de prescrição médica e é comercializada no Brasil pela Drogaria Onofre. Pelo telefone, online e em algumas lojas físicas da rede.
Tive algumas dúvidas sobre o uso do I-Port-Advance, por este motivo conversei com a Tainá Pizzignacco, enfermeira e gerente sênior de treinamento para a Medtronic América Latina. Segue abaixo a nossa conversa.
- Posso usar o I-Port-Advance com 2 insulinas diferentes (Basal X Bolus)?
Podem ser utilizadas diferentes insulinas e diferentes medicações no mesmo I-Port, os estudos demostraram a eficácia e segurança do uso de múltiplas drogas no mesmo I-Port.
No caso da insulina, a recomendação é aplicar a insulina rápida primeiro, aguardar o pico de ação da mesma, que é de 60 min, e após aplicar a insulina lenta. Para outras medicações, importante ler a bula da medicação e repeitar o tempo de ação da droga antes do uso de outro produto, evitando assim interações medicamentosas. - Quais os locais de aplicação além do abdômen?
Todos os locais que são apropriados para aplicação subcutânea podem ser utilizados: braços, pernas, abdome, glúteo ou flanco. Importante ler a bula da medicação utilizada para informações sobre os locais adequados para aplicação da mesma. - Existe alguma restrição com relação a idade, sexo e porte físico do paciente?
Qualquer pessoa que utilize medicação subcutânea pode beneficiar-se do I-Port. - A frequência de troca será a mesma que da cânula? 3 dias?
A frequência da troca é a cada 72 h ou 75 aplicações, o que acontecer primeiro.
Dica extra
Fim do Alto Custo Com o Diabetes!
Descubra como reduzir custos mantendo seu tratamento em dia.
Clique aqui e confira o meu mais novo guia para te ajudar a controlar, além do seu nível de glicose, seus gastos com os produtos voltados para o seu tratamento.
GUIA RÁPIDO DIGITAL DIABETES CUSTO BAIXO
Mais importante que tudo é a informação.
Qualquer recurso que reduz o nosso desconforto é mais do que válido.
Obrigada pela sua dedicação e atenção.
Vale, sempre, demais!
Um grande abraço.
Coracy