Se você fuma e tem diabetes te desafiamos a parar de fumar.
Não é nenhum segredo que fumar faz mal para sua saúde. Fumar prejudica seus pulmões e seu coração. Ele reduz a quantidade de oxigênio que chega a seus órgãos, aumenta o colesterol ruim e aumenta a sua pressão arterial. Tudo isto pode aumentar o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
Complicações do diabetes já incluem doença cardíaca, derrame e problemas de circulação. Fumar aumenta o risco de desenvolvimento de todas estas coisas. Em alguns casos, o fumo pode duplicar o risco destas complicações, assim como dobrar as chances de sofres de problemas renais e disfunção erétil.
Se eu sou diabético, como é que fumar aumenta meu risco de ter doença cardíaca?
O diabetes mal controlado por muitos e muitos anos pode danificar o seu coração. Um elevado nível de glicose no sangue altera a composição das paredes das artérias, deixando-as com uma maior probabilidade de desenvolver depósitos de gordura. Isto por sua vez reduz a circulação..
Se eu não tenho diabetes mas sou um fumante. Poderia o fumo me levar a desenvolver diabetes?
A resposta para esta pergunta é sim. Juntamente com a genética e obesidade, o tabagismo é um dos fatores de risco para o aumento da resistência à insulina. A resistência à insulina, muitas vezes leva a diabetes.
Quem desenvolve resistência insulínica, não utiliza a insulina secretada pelo pâncreas adequadamente, em consequência, há um aumento da glicose no sangue, levando ao desenvolvimento do diabetes.
Se você quer saber mais sobre o tema, confira a campanha do Programa de Controle ao Tabagismo, Cigarro Não Combina com a Saúde do Planeta. Nem com a Sua.