A nova insulina asparte com o nome comercial Fiasp, acaba de chegar às farmácias brasileiras. Ela é de ação ultrarrápida, podendo ser usada no momento da refeição (primeira garfada) ou até mesmo 20 minutos após o início da alimentação, se necessário.
Fiasp possui em sua formulação o mesmo principio ativo da NovoRapid, que é a insulina Asparte, mas com algumas modificações em sua formulação.
Desta maneira, Fiasp tem o seu tempo de início de ação 2 vezes mais rápido do que as outras insulinas de ação rápida que, geralmente, devem ser aplicadas de 30 a 15 minutos antes do inicio da refeição.
Fiasp (Insulina Asparte 100 UI/ml) tem aprovação da Anvisa para uso em aplicações subcutâneas utilizando seringas, canetas e bomba de infusão de insulina, podendo ser usada por crianças a partir de 1 ano de idade.
Fiasp é um análogo de insulina de ação ultrarrápida, indicada para controlar os níveis de glicose no sangue após as refeições, justamente por atingir seu pico máximo de ação em menos tempo que as outras insulinas de ação rápida.
A dose a ser injetada depende da quantidade de carboidratos que serão ingeridos na refeição e dos níveis de glicose no sangue obtidos antes da refeição. Esta é uma conversa que deve ser realizada com seu médico, no momento da consulta.
Segundo o site Drugs.com, os benefícios da Fiasp na redução da glicose no sangue como parte do tratamento do diabetes foram demonstrados em 3 estudos principais.
Em dois estudos, a Fiasp demonstrou ser pelo menos tão eficaz quanto outra insulina, NovoRapid. Tanto a Fiasp como a NovoRapid contêm insulina asparte, mas a Fiasp contém alguns ingredientes diferentes destinados a ajudá-la a ser absorvida rapidamente.
O principal parâmetro de eficácia foi a capacidade do medicamento para diminuir o nível hemoglobina glicada (HbA1c), que fornece uma indicação de quão bem a glicose no sangue é controlada ao longo do tempo.
Quer saber mais sobre Hemoglobina Glicada? Clique Aqui.
Um estudo envolvendo 1.143 pacientes com diabetes tipo 1 cuja HbA1c inicial foi de cerca de 7,6% descobriu que após 6 meses de tratamento diminuiu 0,32 pontos percentuais com uma dose de Fiasp na hora das refeições, em comparação com 0,17 pontos com a outra insulina.
No segundo estudo, envolvendo 689 pacientes com diabetes tipo 2, a queda após 6 meses de tratamento (de um valor inicial de 7,96% e 7,89%, respectivamente) foi de 1,38 pontos no Fiasp e de 1,36 pontos com a outra insulina.
Um terceiro estudo, envolvendo 236 pacientes com diabetes tipo 2 e um HbA1c inicial de cerca de 7,9%, constatou que a adição de Fiasp às refeições ao tratamento com insulina de ação prolongada e metformina (medicamento oral para diabetes) melhorou o controle da glicemia (não houve comparação direta entre Fiasp e outra insulina durante as refeições neste estudo.)
Nos pacientes que receberam Fiasp, a queda de HbA1c após 18 semanas foi de 1,16 pontos percentuais, em comparação com 0,22 pontos nos pacientes que receberam apenas insulina de ação prolongada e metformina.
Como toda insulina de ação ultrarrápida, a chance de ter uma hipoglicemia é muito alta, dependendo da dose aplicada e da quantidade de alimentos ingeridos. Por este motivo, fique atento. Converse com seu médico e sua equipe de nutrição.
Outra coisa que pode acontecer é uma reação alérgica.
Mesmo que você já seja um usuário habitual de insulina NovoRapid (Insulina Asparte 100UI/ml), a modificação ocorrida na formulação de Fiasp pode promover uma reação imunogênica.
Essa reação pode ser desde uma vermelhidão no local de aplicação até mesmo a falta de ação esperada para a insulina.
Seu uso ainda não está aprovado para gestantes por não existir estudos que aprovem.
Sou mãe e sei da dificuldade que muitos pais de crianças com diabetes têm ao preparar o prato de comida do seu filho e aplicar a dose para correção da glicemia do momento, além da quantia necessária para ajustar a quantidade de carboidratos que será ingerida.
Muitas vezes, em determinado momento da refeição, as crianças falam: NÃO QUERO MAIS COMIDA! E aí?
Como proceder, se você já aplicou a dose de insulina para a quantidade de alimentos que você “pensou” que seu filho iria ingerir? Passa pela cabeça aquela crise de hipoglicemia que tentamos evitar a todo momento, não é mesmo?
Como Fiasp permite ser aplicada até 20 minutos após o início da refeição, isso facilita muito para os pais que fazem contagem de carboidrato.
Isso, em conjunto aos estudos apresentados, comprovam um melhor controle dos níveis de glicose e de Hemoglobina glicada.
Muitas pessoas pensam que todos os medicamentos injetáveis para diabetes são insulinas, mas para quebrar este mito, eu, Monica Lenzi, formatei um treinamento online “Medicamentos Injetáveis para Diabetes – Descubra Onde, Quando e Como Aplicar!”.
Com esse treinamento você será um expert nessas medicações e entenderá quais são as opções, como funcionam, quando aplicá-las, os cuidados no armazenamento e transporte e as melhores práticas e locais de aplicação.
Clique no botão abaixo e conheça o “Treinamento Online – Medicamentos Injetáveis para Diabetes – Descubra Onde, Quando e Como Aplicar!”
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais