O FDA aprovou, no último mês de setembro, o primeiro comprimido de análogo de GLP-1 (Glucagon Like Peptide -1), uma nova opção eficaz de tratamento para pessoas com diabetes tipo 2, que não precisa ser injetada.
Os comprimidos orais de Rybelsus (semaglutida) foram desenvolvidos para melhorar o controle do açúcar no sangue em pacientes adultos com diabetes tipo 2, associado a dieta e exercícios.
O que é análogo de GLP-1?
O GLP-1 é um hormônio produzido e secretado pelo intestino, que age estimulando as células beta do pâncreas a secretar insulina e inibir a secreção de glucagon, pelas células alfa.
Desta maneira, ele aumenta a captação de glicose no sangue, transportando para dentro das células, e inibe a liberação de glicose armazenada no fígado. Ele é secretado e age, somente, quando temos glicose na corrente sanguínea, ou seja, ele é glicose dependente.
Após sua liberação, ele só permanece no sangue por cerca de 2 minutos, pois uma enzima chamada DPP-4 (Dipeptidil peptidase-4), inibe sua ação.
Os análogos de GLP-1, possuem o mesmo mecanismo de ação do GLP-1 naturalmente produzido pelo nosso corpo, mas com um porém, ele não é inibido pela DPP-4.
Desde 2011, já existe esta classe de medicamentos eficazes no controle glicêmico das pessoas com diabetes tipo 2, mas somente na forma de injeções.
O Rybelsus, é o nome comercial para o análogo de GLP-1 conhecido por semaglutida. Sua apresentação injetável possui o nome comercial de Omzepic (Novo Nordisk), de aplicação semanal.
Análogo de GLP-1 e Perda de peso
Os análogos de GLP-1 tem um efeito secundário, que auxiliam na perda de peso, pois diminuem o tempo de esvaziamento gástrico. Ou seja, o alimento fica mais tempo dentro do estômago, trazendo mais saciedade. Este é chamado de efeito incretina. Para entender melhor este efeito, assista o vídeo que gravei, clicando no play.
Rybelsus é mais uma opção para controlar os níveis de glicose no sangue, auxiliando, ainda na perda de peso, em forma de comprimido de uso diário.
Aquelas pessoas que têm a possibilidade de melhorar sua qualidade de vida com os análogos de GLP-1, mas até o momento, não tiveram esta experiência, por ser este um medicamento injetável, vão poder experimentar seus efeitos, fazendo uso da medicação por via oral.
Ainda não existe previsão de comercialização no Brasil.
Dica Extra
Para ampliar o seu conhecimento, eu criei o curso “Desvendando os Segredos do Diabetes”.
Para ajudar o máximo de pessoas que puder, o curso foi todo feito em aulas online, 100% digitais, onde você vai poder ver de qualquer lugar, a qualquer hora, só precisando de uma conexão com a internet.
Clique no botão abaixo para conhecer melhor o curso online “Desvendando os Segredos do Diabetes”. Lembre-se que diabetes com educação é diabetes sem complicação! Tenha um bom estudo e não se esqueça de que a vida é o bem mais precioso que alguém pode ter!