No Inverno, apenas cobertor não basta para se manter aquecido e com a imunidade nas alturas.
Confira abaixo os alimentos e dicas nutricionais que garantem boa resistência ao organismo na estação fria e um cardápio quentinho para o os dias frios.
1 – ACEROLA
A fruta é fonte de vitamina C, que além de antioxidante, maximiza a função de células imunológicas e auxilia na manutenção de mucosas, inclusive do trato respiratório, resultando o aumento da imunidade. Pode assim, acelerar o processo de recuperação de gripes e resfriados comuns no inverno. Outras fontes alimentares interessantes dessa vitamina são morango, tangerina, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomate e pimentão verde.
2- FEIJÃO
Esta leguminosa é rica em aminoácidos que estão, diretamente, relacionados com a produção de anticorpos, além de ser rico em zinco, que previne doenças imunológicas e a diminuição de linfócitos do sangue, células que defendem o corpo contra invasores, principalmente, virais.
3- IOGURTE
Considerado um alimento probiótico, pois possui microorganismos vivos, como lactobacilos e bifidobactérias, envolvidos no desenvolvimento de anticorpos e ativação de linfócitos, podem contribuir positivamente para o fortalecimento da resposta imunológica contra vírus.
4- OVO
Rico em proteínas de alto valor biológico, responsável pela reconstituição muscular.
O alimento também é rico em vitamina E, essencial para melhor absorção das vitaminas A e C. Tem como função auxiliar na proteção das membranas das células contra substâncias tóxicas que podem causar danos às estruturas das células e, dessa forma, desencadear doenças. Além disso, também possui aminoácidos que estão relacionados com a produção de anticorpos. Outros alimentos ricos em vitamina E são: nozes e castanhas, amêndoas e abacate.
5- ALHO
Sua principal contribuição à saúde é proveniente dos seus compostos bioativos, como os compostos sulfurados com potencial efeito antiviral, que fortalecem o sistema imunológico. Alimentos como cebola ou brócolis também possuem essas substâncias, porém no alho estão presentes em quantidades três vezes maiores.
Já a alicina, outra substância presente no alho, é responsável pelo benefício medicinal do alho para a saúde cardiovascular.
Parênteses…
Além desses compostos bioativos o brócolis é rico em betacaroteno, essencial para a saúde das mucosas do trato respiratório, sua deficiência aumenta as chances de infecções.
Outros alimentos ricos em betacaroteno são abóbora, damasco, fígado, cenoura e melão.
6- COGUMELOS
Em sua composição possuem beta-glucanas que estimulam o sistema imune, assim como a aveia.
Pesquisas demonstram a atividade dos extratos de cogumelo contra bactérias, como a E.coli, o estafilococo e ramificações de tuberculose, assim como contra uma ampla variedade de vírus, incluindo o da influenza, e a varíola. Os cogumelos mais populares são o champignon e o shiitake, entretanto, as espécies maitake e shiitake são os cogumelos medicinais mais conhecidos e pesquisados atualmente.
7- CHICÓRIA
Composta por fibras alimentares consideradas prebióticas, que proporcionam a colonização do trato intestinal com bactérias benéficas, o que contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico, reduzindo o risco de gripes e resfriados.
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais