Chia e seus Benefícios

Share

semente de Chia, denominada Salvia hispânica, é um alimento originário do México e da Colômbia, muito consumida por civilizações antigas. Estudos comprovam que este grão tem grandes benefícios para o organismo, devido a grande concentração de nutrientes e seu alto valor nutricional.

Entre seus componentes estão presentes: proteínas de alto valor biológico, fibras, minerais, como cálcio, magnésio e potássio e os ácidos graxos essenciais Ômega 3 e 6. Vale ressaltar que a quantidade de Ômega 3 na chia e mais elevado que na linhaça.

Muito nutritiva, a chia possui vitaminas do complexo B, zinco e cobre. A semente ainda é rica em antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e inibe ação de doenças.

A associação do cálcio com o magnésio na semente de chia favorece muito a saúde óssea, contudo conseguimos prevenir, principalmente a osteoporose.

Related Post

A Chia é o grão mais rico em proteína, representando 20 % da composição. Esse alimento possui uma grande quantidade de fibras, cerca de mais de 40 % da composição, sendo que, em média, 35 % são de fibras insolúveis, aquelas que auxiliam no funcionamento do intestino, aumentam o bolo fecal, aliviam a prisão de ventre, aumenta a imunidade e favorece a flora bacteriana, além de auxiliar na redução da absorção de glicose, favorecendoo controle glicêmico e a perda de peso.

A chia também possui fibras solúveis, aquelas que entram em contato com o líquido do estômago e do intestino e formam um tipo uma massa gelatinosa que retarda o esvaziamento gástrico, aumentando o tempo de saciedade, favorecendo também a perda de peso.

O consumo da chia traz muitos outros benefícios à saúde: Reduz os níveis de triglicérides, auxilia na perda de peso, ação anti-inflamatória, desintoxicante, redução nos níveis de colesterol, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade, ou seja, ajuda o bom funcionamento do organismo e evita doenças crônicas, como Diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial.

Recomendação Nutricional: Tanto para a farinha de chia quanto para o grão e o óleo a recomendação de conusmo é de 1 a 2 colheres de sopa por dia, para obter seus benefícios excelentes à saude. Pode ser consumida em sucos, frutas, vitaminas, saladas ou junto de qualquer refeição ou ainda em receitas de bolos, pães e farofas.

Atenção: Para resguardar a propriedade do grão lembre-se que o alimento deve ser conservado na geladeira.

View Comments

Posts Recentes

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

É Possível Medir a Glicose Sem Furar o Dedo?

A importância do controle glicêmico para pessoas com diabetes tipo 2 reside na capacidade de prevenir complicações de saúde graves.… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais