“Não existem limites em relação ao que
uma pessoa com diabetes pode fazer ou conseguir”,
Kris Freeman, equipe de esqui dos EUA
Nossa galeria de atletas olímpicos com diabetes apresenta, hoje, o norte americano Kris Freeman. Ele é campeão das Olimpíadas de inverno. Seu esporte é o esqui. Ele é a primeira pessoa com diabetes a competir na elite de um esporte alta intensidade.
Freeman tem uma história ímpar em competições olímpicas. Diagnosticado em 2000, foi orientado pelos médicos a desistir de seu sonho olímpico. Na época, Freeman acabara de abrir mão de uma bolsa de estudos integral na Universidade de Vermont para se dedicar em tempo integral aos treinos para as Olimpíadas de 2002. Ele relata que receber o diagnóstico de diabetes, naquele momento, foi muito difícil.
Freeman diz que se inspirou no nadador Gary Hall Jr. (nosso primeiro personagem olímpico da semana). Ele não desistiu. Foi em frente e se tornou campeão nacional nos EUA, obteve sua melhor marca no Mundial de 2009 e tem o melhor resultado no cross-country americano em mais de duas décadas. Em 2011, ganhou o campeonato nacional e ficou entre os 30 melhores esquiadores do mundo. “Eu sou motivado não só a ganhar pelo meu país, mas também para provar é possível competir entre os melhores esquiadores do mundo, mesmo com diabetes tipo 1,” disse Freeman, em entrevista a News Medical.
O atleta das olimpíadas de inverno atribui parte desse sucesso aos avanços no tratamento do diabetes. “Sem dúvida este é o melhor momento na história para ter diabetes. Os avanços da medicina têm sido enormes. Não sei se o que eu estou fazendo agora teria sido possível há 20 anos.”
Sua meta é ganhar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Inverno. Depois da descoberta do diabetes, Freeman competiu em 2006 e 2010. Os EUA não conquistam qualquer medalha na modalidade nos últimos 36 anos. Em 1976, Bill Koch foi o primeiro e o último americano a ganhar uma medalha olímpica de cross-country nos 30 km. Kris Freeman pretende conquistá-la em Sòchi 2014, na Rússia. Não garante que conseguirá. De qualquer forma, sua história é a história de um vencedor.