O brócolis pertence a mesma família de vegetais que inclui: couve, couve-flor, couve de Bruxelas, repolho.
Consumir frutas e vegetais de todos os tipos tem sido associado com um risco reduzido de muitas condições de saúde relacionadas ao estilo de vida.
Muitos estudos sugeriram que o aumento do consumo de vegetais, como o brócolis, diminui o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e mortalidade geral, promovendo uma pele e um cabelo mais saudáveis, um aumento da energia sem levar a aumento de peso corporal.
Apenas uma xícara de brócolis fornece mais de 100% de sua necessidade diária de vitamina C e vitamina K e também é uma boa fonte de vitamina A, cálcio e potássio.
Além de fonte de vitaminas e outros nutrientes, o brócolis é uma boa fonte de fibras. A ingestão de fibras diariamente ajuda a regular o intestino e a pressão arterial, além de diminuir a resistência à insulina.
Um estudo divulgado recentemente no Science Translational Medicine, mostrou que um antioxidante chamado sulforafano, pode fornecer uma nova opção para tratar diabetes tipo 2, atuando diretamente na redução da produção de glicose pelo fígado.
Este é um pequeno estudo , onde 97 pacientes diabéticos tipo 2, obesos e com dificuldades de controle glicêmico, foram acompanhados por 12 semanas. Os pacientes pesquisados fizeram uso do extrato de brócolis junto com a medicação habitual. Quando se comparou os exames de controle glicêmico de antes e depois do estudo, observou-se melhoras significativas da glicemia de jejum e redução de hemoglobina glicada.
Segundo o pesquisador Dr. Anders Rosengren da Universidade de Gotemburgo na Suécia, “os resultados são muito encorajadores, mas é necessário mais pesquisas antes que possa ser recomendado para pacientes com diabetes”.
Rosengren disse que sua equipe está planejando novos testes. Eles pretendem testar sulforafano em pessoas com pré-diabetes para ver se pode diminuir as chances de progressão para a diabetes tipo 2.
De acordo com Rosengren, uma pessoa teria que comer mais do que um prato de brócolis a cada dia para obter a quantidade de sulforafano utilizado neste estudo.
No entanto, ele acrescentou: “aumentar sua ingestão diária de brócolis certamente pode ser bom em muitos pontos de vista”.
A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.
Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais
View Comments
Boa tarde! Preciso de orientação sou diabética a 6 anos .tenho 58. Faco musculação 3x semana .minha gicose é controlada; tipo 2 ; 110 a 150 .
Quero saber sobre suplemento vitaminico .Centrum Mulher e Colágeno. Todos os remedios tomo meio comp nesses 6 anos. Metformina 850 , glimepirida 1 mg.Posso usar duplemento para ganho de massa muscular?
Olá Christina!
O ideal é marcar uma consulta com um nutricionista, pois este profissional poderá lhe prescrever o suplemento ideal.