“A educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido.”
(Sir Arthur Lewis)
Segundo estudo apresentado em Congresso na França, 3º International Congress on Prediabetes and the Metabolic Syndrome, a Educação Nutricional é um método essencial no controle da Diabetes.
De acordo com os mesmos, “Há uma necessidade de reavaliações periódicas da ingestão de energia e da estrutura da dieta para adaptá-las às recomendações individuais”.
Em um programa de educação nutricional, desenvolvido na Romênia, a implementação do estudo teve o seguinte resultado: Pacientes que entendiam e realizavam as mudanças recomendadas na alimentação apresentavam melhor controle metabólico que os demais.
Participaram do estudo pessoas com diagnóstico recente de diabetes, em um determinado período de tempo. Os pacientes foram avaliados e educados sobre a patologia, os benefícios de um estilo de vida saudável, sobre qualidade e estrutura da dieta.
Para avaliação os pacientes responderam um questionário de frequência alimentar, em duas etapas, uma no diagnóstico e a outra seis meses após o processo educacional. Observou-se então, que o método de aplicação das recomendações de uma alimentação saudável trazia benefícios ao tratamento dos pacientes.
Os autores ainda destacam: “A maioria dos participantes reduziu a ingestão calórica diária e dividiu o consumo de alimentos em mais refeições – de duas a três para cinco a seis refeições por dia”.
Os especialistas observaram que o mais importante da redução do valor calórico da dieta pelos pacientes foi o reflexo na diminuição do consumo de gorduras e aumento da ingestão de fibras alimentares. Em relação aos carboidratos, houve uma alteração mínima na sua ingestão e a perda de peso também não foi muito significativa.
Destaca-se a real necessidade do acompanhamento dos pacientes diabéticos, em programas de dieta, por profissionais de saúde especializados no assunto.
Ao final do estudo, concluíram que: “A educação nutricional se revela um método essencial no controle das pessoas com diabetes”.