Quem assistiu o Globo Repórter do dia 26/09/2014, viu o depoimento do empresário Felipe Barroso, que perdeu 28 quilos em 1 ano usando uma dieta SEM GLÚTEN. Ele contou que pesava 106 quilos e que “era diabético”, conseguindo reverter o seu quadro de diabetes totalmente após a perda de peso.
Muita gente tem chegado até a mim procurando alimentos/produtos sem glúten, pois também querem ser “curado” do Diabetes, como ele foi.
Uma coisa que se sabe é que Diabetes não tem cura (até os dias de hoje), mas o que aconteceu com ele então? Bom, você já ouviu falar de Resistência Insulínica? Este é um fenômeno que ocorre quando a insulina secretada pelo pâncreas não consegue desempenhar o seu papel normalmente, elevando os níveis de glicose no sangue. Isto esta relacionado com o sobrepeso e a gordura acumulada no abdômen. Com a perda de peso a resistência insulínica diminui, e consequentemente a insulina que seu pâncreas secreta, vai conseguir desempenhar o papel dela com mais eficiência, diminuindo assim os níveis de glicose no sangue. Tudo isso associado a uma alimentação balanceada e atividade física, fazem com que você tenha o controle de seu diabetes em suas mãos. Simples assim!
Conclusão, o glúten que é a proteína existente no trigo, não é responsável pelo surgimento do Diabetes. Mas os quilos acumulados durante anos de consumo de pães, biscoitos, macarrão, pizza, etc, sim, este quilos a mais são responsáveis pela resistência insulínica e consequentemente o Diabetes.
Esta é a prova que com a perda de peso, atividade física e uma alimentação balanceada, você consegue controlar o seu diabetes e evitar todas as consequências que podem surgir com o passar do tempo de um descontrole glicêmico.
►► Saiba mais sobre Receitas Sem Glutén
►► Saiba mais sobre Receitas para Diabéticos
Assista abaixo o vídeo onde eu, Mônica Lenzi entrevisto a Monique Neis, nutricionista, Educadora em Diabetes, que convidei para participar comigo nesta caminhada de transformar a vida dos diabéticos, em uma vida saudável e de qualidade.
Gostou deste vídeo? então faça sua inscrição em nosso canal do YouTube, clicando no botão abaixo:
MONICA APRENDI MUITA COISA COM VOCE TODA VEZ QUE VOU ME ALIMENTAR EU ME LEMBRO DOS SEUS CONSELHOS EU TENHO UMA RESISTENCIA INSULINICA SEVERA PROCURO FAZER O POSSIVEL P/ VIVER BEM MAS AS VEZES FICO DESANIMADA SOU DEPENDENTE DE MUITOS REMEDIOS FORA A INSULINA SOU TIPO 2 HA 25 ANOS ABRACOS!!!!!
Oi! Mônica,
Ao meu ver é uma questão de conscientisar e querer se tratar, seguindo os medicamentos prescritos, exercício fisico, medição da glicose,alimentação controlada,baixar o stress, tirar o açúcar e vai ter resultado positivo no tratamento e qualidade de vida.
Prezada Monica
a minha preocupação maior, é que tudo ou quase tudo relacionado a diabetes, está relacionado a obesidade. Eu nunca fui gordo, perdi 14 k, estou me sentindo muito magro, e preciso pegar massa muscular. É assim mesmo? Dizem e acredito muito que minha diabetes é emocional, pode ser?
Obrigado, fico no aguardo de um retorno.
José,
O estresse pode ser o gatilho para desencadear os descontroles glicêmicos, caso você tenha predisposição genética. Não existe Diabetes Emocional.
Com relação a massa muscular, procure uma academia que tenha orientação para atividades físicas para ganho de massa muscular. Existe perda de massa muscular com a idade.
Excelentes esclarecimentos! Obrigado! Vamos indo dia a dia e controlando o bicho.
Qual a dieta ideal para diabéticos insulina dependentes? A cirurgia bypass no intestino cura qto % dos diabeticos?
Maria Helena,
A cirurgia e indicada para diabéticos tipo 2 que se encontram com sobrepeso ou obesidade instalada.
Com relação ao que comer, tenho um artigo aqui neste link que vi te ajudar. https://diabetesevoce.com.br/diabetes-o-que-posso-ou-nao-posso-comer/
Deixei de usar trigo conforme sugere o Dr. William Davis e consegui reverter meu diabetes tipo 2 em mais ou menos 8 mêses. Já tinha tentado de tudo. Perdi alguns quilos e minha taxa de açucar se normalizou. Obs. Não tem nada a ver com glútem pois consumo aveia normalmente.
boa noite,tenho um filho de 16 anos que adquiriu está doença em out/13 chegando sua glicose a 999,até então ele não tinha essa doença e nem as nossas famílias,no dia que essa doença ser manifestou a mãe dele levou-o na clínica da família que disse ser uma virose e passou uma vitamina,que logo fui compra,meu filho segundo relatos de sua mãe neste dia estava diferente reclamando de uma dor,depois de medicado como indicou o médico,els foram dormi uma certa hora da noite a mãe dele acordou assustada e foi vê nosso filho que estava vermelho e com as palbrebas diferentes,ligou para o padrasto dele que tem carro e o levou para a Upa,chegando lá o pessoal da noite desconfiados(além daquelas perguntas sobre diabetes…)foram verificar sua glicose e neste momento descobriu que ele estava com 999,ficou internado na hora na “sala vermelha”ai foi constatado que meu filho tinha diabetes do tipo 1 depois de uma serie de exames,meu filho sempre foi magro depois que essa doença ser manifestou está muito magro,apesar que este mês na consulta ao IEDRJ ele foi eleogiado pq encondou 5,2kg,mas está magro pois ele é alto.O que mais me incomoda é que ele não aceita essa doença a vezes as escondidas tanto da noite ele ataca os mantimentos e a geladeira,e no dia seguinte com a cara mais deslavada do mundo diz que não foi ele(acreditamos que seja a fase de adolescente e ansiedade)por o que mais me chateia é que ele tem que come de 03 em 03 horas e eu estou desempregado dando meu jeito,sabendo que ele tem que comer frutas,alguns tipos de legumes etc..e as vezes não possuo o recurso pra isto.Enfim gostei muito da sua pagina,passei para ele(mateus antunes soares)ter acompanhar,mas eu mesmo estou fazendo isto.Parabéns a vcs pela iniciativa
Denis,
Eu e a Monique Neis, somos educadora em diabetes e fizemos uma série de vídeos gratuitos sobre alimentação, que você poderá acessar clicando aqui.
GOSTARIA MUITO DE SABER SE SERVE PARA MIM, POIS JA SOU DIABÉTICO A MAIS OU MENOS 23 ANOS, INSULINO DEPENDENTE E TENHO 38 ANOS, POR CONSEQUENCIA DO DIABETES JA REALIZO HEMODIALISE FICO NO AGUARDO DE UM BREVE RETORNO OK.
Jobert,
Como esta explicando no texto, o glúten não é o vilão da história. Você consegue um melhor controle glicêmico através da associação de uma dieta equilibrada, atividade física e uso correto das medicações.